O QUE FAZ A SOCIENDADE BRASILEIRA SER A SOCIEDADE BRASILEIRA?

Um novo método de sociologia consiste em rupturas com efeitos de conversão de olhares, dando novos olhos aos que vive, um novo homem tem um novo olhar e olha para seu semelhante como alguém que mesmo tendo raciais, éticas, religiosas e até educacional, sabe que são iguais e merecem o mesmo respeito, com o novo olhar, esse novo homem envolve-se em sua cultura, absorve as essências de outras culturas dando assim origem a uma nova, rica e diferente atividade cultural.

Nota-se no meio animal que os mesmos vivem de forma ordenada, convivem competem entre si, relacionam-se uns com os outros, se reproduzem, se agrupam de maneira ordenada no meio em que vive, estabelecem os modelos comportamentais com sistemas compreendidos por todos de seu grupo; o homem desenvolve seu espaço, e nesse espaço reúne se com outros semelhantes a ele, o ser humano é o único animal que consegui se relacionar seu grupo social com outros grupos e adaptar-se a eles quando necessário.

A sociologia também é estudada pelas ciências antropológicas culturais, pelas ciências econômicas, pela psicologia social, essas são as ciências conhecidas como ciências do comportamento, a sociologia não visa resolver os problemas sociais, mas busca a integração de todas as culturas, não quer dizer a execução dos problemas, mas se preocupam em descobrir qual a fonte que causa esses problemas dessa maneira de entender, a visão do sociólogo pode chocar a sociedades.

DIFERENÇAS CULTURAIS

O Brasil tem um grande arsenal de culturas, com os quais vivem em constante descriminação e desrespeito, nota-se que no principio, na época do descobrimento, os europeus recém-chegados a uma terra que não conheciam e para eles não tinha nome, logo se encarregaram de intitulá-la “Terra de Vera Cruz”, hoje denominado “Brasil”. Encontraram por aqui, um povo simples – os Índios – que por sua simplicidade, deixavam se envolver pelas promessas feitas pelos europeus e acreditavam nas maravilhas que eles ofereciam – tecidos coloridos, objetos trazidos nas viagens em troca do ouro abundante na terra. Pode-se dizer que esse foi o primeiro exemplo de etnocentrismo em nosso país, os europeus que se julgaram melhores que os índios, por possuírem um vasto conhecimento, adquiridos em suas investidas “além-mar”.

Para a cultura indígena, a chegada dos europeus, foi uma o inicio de uma “era” marcante, pois aguardavam a chegada de um deus todo-poderoso. Para os homens e mulheres que viviam nas aldeias era normal andarem nus, usar pinturas nos rostos com tintas extraídas das cascas das arvores, se alimentar da pesca, da caça e dos alimentos colhidos da natureza abundante no local, viver em ocas – casas feitas com palhas de cocoqueiro e sisal; o que causou muita estranheza para os europeus que tinham hábitos completamente diferentes.

O encontro dessas culturas foi um choque social para ambos, com a chegada dos imigrantes de europeus, alemães, suíços, italianos, espanhóis, portugueses, negros e asiáticos deu origem a CULTURA BRASILEIRA através duma miscigenação cultural, cada povo ou nação contribuindo para a formação de um novo povo, com novos costumes e nova cultura através da mistura de raças, cor, idioma, culinária, danças, moda e outros atributos que enriquecem a e homogeneíza a sociedade brasileira.

O PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS IMIGRANTES NO BRASIL

O Brasil carrega um vasto histórico de ingredientes culturais em sua composição, considerada a 6º economia mundial, utilizando 100% de todas as civilizações do mundo, alguns exemplos práticos vêm da culinária brasileira, que é criada a partir duma mistura de outras culinárias, podem-se comer pratos criados em diversos países durante uma mesma refeição.

Tem a famosa feijoada, prato criado pelos escravos negros com as sobras dos alimentos que vinha das casas dos senhores; tem a pizza, a macarronada e outras massas introduzidas no Brasil pelos imigrantes italianos; a moda brasileira foi trazida pelos europeus na época do descobrimento, juntamente com, com as danças, as religiões, etc. em cada canto do Brasil encontramos um pedaço do mundo e de sua cultura, através de povos que não encontraram aqui, apenas um país para passar temporadas de férias, mas um local onde pudessem viver com suas famílias, fugir da opressão dos seus próprios países, fugir das guerras e das crises, embora sendo um país de terceiro mundo, o Brasil sempre foi um país hospedeiro, que unindo-se aos diferentes hábitos culturais formou-se o Brasil que hoje é conhecido, o Brasil das muitas raças, o Brasil das muitas cores, das muitas línguas, dessas maneira forma-se a “cultura brasileira”.

 

A TRANSMIÇÃO CULTURAL

A transmição da cultura é algo muito importante para o desenvolvimento e organização da sociedade e pode ser transmitida por agentes de socialização.

OS AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO

FAMILIA – o principal agente introduz a pessoa no meio social assim que ele nasce, ensinando lhes hábitos, costumes, religião, cultura, etc. formando assim sua personalidade social.

ESCOLA – transmite experiências, orientando através do convívio com as outras pessoas das diferentes sub-culturas substituindo as relações formais-impessoais.

GRUPOS DE STATUS – desenvolve a identidade do individuo, através de gestos, literaturas, linguajar, consumo e demais.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO – ditam o comportamento e a postura através das mídias que estimulam através de essências diversificadas, para o bem ou para o mal.

GRUPOS DE REFERENCIAS – também podem ter boas e más influencias sob o individuo, que se espelha num ídolo ou numa ideologia, e segui aquilo copiosamente; artistas, jogadores, etc. servem de modelo comportamental.

PERSONALIDADE SOCIAL

A personalidade social é algo que registra e difere uma sociedade da outra, para determinada sociedade é considerado normal seguir costumes dentro de seus padrões sociais, conforme mudam as sociedades, mudam-se suas culturas, seus hábitos, seus costumes, mudando assim, a identidade das pessoas. A personalidade social é relativamente diferente de uma sociedade para outra, pois cada uma tem sua própria identidade.

SIMBOLOS SOCIAIS E HERÓIS

São aqueles que têm influência positivas sobre o povo de uma determinada região, os mesmos se padronizam conforme a política do grupo, da ideologia e dos costumes e das crenças. Eles são recriados de acordo com a ideologia de cada grupo, para servir de exemplo, de meta ou objetivo de vida. É alguém que inspira o grupo a avançar e conquistar.

A NEUTRALIDADE DO PESQUISADOR, OS PASSOS E OS PRINCIPAIS TIPOS E MÉTODOS DA PESQUISA SOCIAL

Para desenvolver uma pesquisa é necessário escolher um tema e estudar muito sobre ele de maneira objetiva sem tentar influenciá-lo por conhecimentos empíricos, como exemplo pode-se escolher uma determinada instituição, pesquisar quem foi seu fundador, suas raízes, e outros pontos relevantes para o desenvolvimento da pesquisa.

A NEUTRALIDADE: o autor Reinaldo Dias, no livro Sociologia geral, 2010 (pg. 24 e 25), diz que uma pesquisa social para ser confiável em seu contexto e haja credibilidade a sociologia, não pode ser ater apenas a comentários pessoais no senso comum. É necessário está presente e ser pautada nos métodos científicos.

O PESQUISADOR: Reinaldo Dias diz ainda que o pesquisador não deve confiar nas evidencias coletadas através da observação sistemática, é necessário apresentar provas. Devem-se evitar os erros e os preconceitos, ou minimizá-los usando técnicas ordenadas, deve ser rigoroso ao adotar essa estratégia. Nunca deve ser considerado que uma determinada conclusão seja dada como uma conclusão final, antes, é preciso rever conceitos abrindo-se um leque para novos questionamentos, testes e revisões. O Pesquisador precisa estudar minuciosamente, vários casos em particular, comparando-os entre si, possibilitando assim, um consenso entre os fatos. Ele deve relacionar os fatos, buscando não apenas descrições, mas explicações.

OS PASSOS PARA UMA PESQUISA CIENTIFICA

De acordo com Reinaldo Dias devem ser seguidos os seguintes passos ao se realizar uma pesquisa cientifica:

1. Definir a situação-problema a ser pesquisada;

2. Formular e testar uma situação hipotética;

3. Adotar um tipo especifico de pesquisa;

4. Fazer levantamento de dados;

5. Analisar e discutir resultados;

6. Formular um conceito, uma conclusão.

 

METODOS DE PESQUISA

Os principais métodos para realizar uma pesquisa são: método histórico, método monográfico (estudo de casos), método comparativo, método estático ou matemático.

METODO HISTORICO – pesquisa as raízes e origens dos fatos, desde o passado mais remoto, para se compreender sua natureza e função atual.

METODOMONOGRAFICO – estuda casos específicos sobre instituições, movimentos sociais, comunidades e outros, de forma representativamente geral.

METODO COMPARATIVO – compara os grupos sociais, institucionais, movimentos, etc, como o intuito de descobrir quais são suas semelhanças e diferenças em seu procedimento, pode ser de forma geral.

METODO ESTATISTICO OU MATEMATICO – também conhecido como quantitativo, utiliza processos estatísticos para definir fatos sociais, define os resultados através duma amostragem com resultados específicos, visando chegar o mais próximo da realidade.

OS GRUPOS DE PESQUISAS

Existem três grupos de pesquisas: a bibliografia, a descritiva, a experimental.

BIBLIOGRAFIA – explica os fatos baseando-se em publicações teóricas em vários tipos de documentários.

DESCRITIVA – descrevem as características dos fatos sem manipulá-los, suas principais características são: pesquisar a motivação, estudos de casos, documentos, opiniões, exploratórios, descrições.

EXPERIMENTAL – tem o objetivo de estudar as causas provocadoras dos fenômenos e o modo como são produzidas, o pesquisador manipula os fatos.

 

O INDIVIDUO E A SOCIEDADE

O individuo vive em seu meio social e habitua-se a ele com seu costumes, sua cultura, seus hábitos, por isso, torna-se conviver em outros meios , quando a cultura muda os costumes ele demora um tempo para se adaptar

SOCIALIZAÇÃO – de acordo com Reinaldo Dias, socialização é o processo de aquisição de hábitos e costumes de dada sociedade, esse período tem duração de tempo dependendo do tempo de vida do individuo.

AS CORES DO BRASIL

De acordo com Edson Jose, em seu blog – Ed blog (http://ednene.wordpress.com), o Brasil é um país de muitas cores e varias faces que se ocultam dos meios sociais de comunicação, Edson afirma que as varias mídias não revelam a verdadeira cultura escondidas nas periferias interioranas existente em toda extensão brasileira, em locais onde não se conhece sua existência cultural, nem a sabedoria de seu povo. De acordo com seu relato Edson diz ainda que as novelas brasileiras deviam apresentar a realidade do povo com mais consistência e realidade, mostrando sua arte, sua cultura brasileira com muitas faces e cores, não apenas com papeis corriqueiros de empregada doméstica, assassinos, cantores de funk ou vitimas deturpadas ou usurpadas por playboys boa vida.

VALORES

Os indivíduos duma determinada região e cultura aprendem a conviver de maneira que molda o seu caráter e identidade, através duma divisão de valores. Segundo o relato de Thiago Alves de Lima aluno da Universidade Anhanguera, em sua vida houve uma grande mudança de valores e conceitos em sua vida, depois que mudou da religião católica para a evangélica; de acordo com Thiago, ele acreditava que o ambiente das igrejas evangélicas era um tanto estranho aos seus olhos e tinha algum preconceito, ele acredita ainda que isso tenha ocorrido pelo fato de ter crescido em um ambiente de costumes familiar tradicionalmente católico, os quais foram passados de geração em geração. Mas com a facilidade de se obter conhecimento no convívio social, ele passou por um transformação religiosa, a partir daí o que não conhecia começou abolir de sua vida e hoje ele começou e gostar e aprendeu a não criticar as escolhas das outras pessoas. Sua atitude gerou certo impacto, no meio em que vivia, meus amigos que antes o acompanhavam quando eu não era evangélico eram outros e hoje essa mesma roda de amigos são outros, pois seus hábitos e costumes mudaram, em relações étnicas o preconceito que a sociedade tem de alguns grupos sociais é muito grande. Mas é preciso ter consciência e respeito com as diferenças do próximo. Foi com essa experiência de vida real, que Thiago aprendeu que não se pode julgar uns aos outros e que cada grupo social é constituído por seus próprios hábitos culturais.

AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Pessoas com historias de lutas e vitorias, superação e determinação, são exemplo para outras, pois através da historia de vida são criados institutos e instituições que se dedicam a atender as necessidades dos mais carentes, tornando-se então, como espelhos e ajudam a outros a vencerem seus obstáculos.

INSTITUTO VIVA VIDA – que fica na cidade de Suzano-SP – Atualmente o IBVV atende a crianças e a adolescentes no segmento Sócio – Educativo, no Acolhimento Institucional para crianças de ambos os sexos com até doze anos, para adolescentes de ambos os sexos entre 12 e 18 anos e para pessoas entre dezoito e vinte e um anos, além de ser responsável pela Casa de Acolhida para Mulheres Vítimas de Violência, bem como casa para mulheres portadoras do vírus HIV, com ou sem seus filhos e pelo Iniciação – Profissionalizante.

ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS COM CANCER – AACC – é uma organização social sem fins lucrativos que apoia crianças e adolescentes com câncer e seus familiares. Tem 27 anos de existência, por iniciativa do casal José Marcus Rotta e Wannir Leão Cavalcanti Rotta. Existe uma equipe média de 90 voluntários em atividade constante. E oferece hospedagem, alimentação, transporte, fornecimento de medicamentos, fornecimento de produtos de higiene pessoal, entrega de cestas básicas, suporte educacional, apoio psicológico e serviço social. Particularmente pude conviver com uma criança vitima de leucemia que precisou do apoio da AACC durante 2 anos. E ele recebeu todo o apoio que precisava nesta instituição. Representa o povo brasileiro no sentido de poder ajudar o próximo se esperar nada em troca.

INSTITUTO VIVER E CRESCER – IVC – Antiga associação de moradores do Parque São Miguel, foi criada no ano de 2003 por Maria de Jesus, É uma organização sem fins lucrativos que visa à saúde e o bem estar social. A instituição oferece consultas com médicos oftalmo e com o otorrino nas clinicas do CEMA, e atendimento medico através de parcerias realizadas em vários bairros. Oferece também um serviço de alfabetização de jovens e adultos através do MOVA, são salas de aula montadas em diversos bairros da cidade de Guarulhos para atender a população, esse serviço funciona desde o ano de 2003 e já ajudou várias pessoas a aprender a ler e a escrever.

INSTITUTO DO SONO – de acordo com o site <http://www.sono.org.br> A equipe do Instituto do Sono é formada por médicos de diversas especialidades com formação em Medicina do Sono, técnicos habilitados para registrar e analisar polissonografias, além de psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. O instituto é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento, o Instituto do Sono, da AFIP, Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa, é pioneiro no Brasil. Desde a sua fundação, em 1992, realiza investigações multidisciplinares, além de identificar e tratar os distúrbios do sono que acometem a população. A história dos estudos sobre sono na AFIP, no entanto, teve início na década de 70, com a publicação da tese de doutorado do professor Sergio Tufik, presidente da instituição. As pesquisas avançaram, a equipe cresceu, e hoje o Instituto do Sono conta com um dos maiores e mais diversificados grupos de pesquisadores de todo o mundo.

CASA DE APOIO BRENDA LEE - de acordo com o site <http://www.brendalee.org.br/> é uma entidade civil sem fins lucrativos, que abriga adultos portadores do vírus AHI/AIDS, durante todo ano, pelo tempo necessário a sua reabilitação. As pessoas são chamadas de “paciente social”, ou seja, é aquele que não está num estágio avançado da doença, não precisa de internação, mas não pode trabalhar no momento e nem tem autonomia para viver sem apoio, considerando estar sem moradia fixa, vínculo familiar, tratamento adequado e sem condições de manter-se sozinho, atravessando uma fase de total “vulnerabilidade social” por conter a relação entre epidemia, exclusão social, ser HIV+, pela parceria sexual, credo, raça, cor, etnia e nacionalidade, persistindo até hoje o preconceito, o isolamento social e a discriminação.

Embora há muitos anos várias instituições venham se dedicando aos portadores do vírus HIV/AIDS, a Casa de Apoio Brenda Lee conquistou o respeito internacional por sua postura, dedicando-se integralmente aos moradores, oferecendo-lhes cuidados, apoio, solidariedade e sobretudo reintegrando-os na sociedade.

Crianças e adolescentes com o vírus HIV | Patricinha Esperta – Com apoio financeiro de voluntários, a ONG consegue custear todas as despesas das crianças, como roupas, alimentação, material escolar e atividades de lazer. O resultado do trabalho realizado pela instituição é visto na saúde das crianças. O quadro clínico delas é melhorado a partir do momento em que entram na instituição. A receita infalível da melhora, é o amor que elas recebem das pessoas que as acompanham e principalmente da Vovó Vicky,

ABRACE – segundo matéria retira da do site o <http://www.abrace.com.br>, trabalho da Abrace é garantir tratamento e qualidade de vida para as crianças e adolescentes com o diagnóstico de câncer e doenças do sangue, com dificuldades socioeconômicas como agravante, oferecendo os subsídios necessários como, instalações adequadas na Casa de Apoio para crianças que não residem no DF e pequenas reformas na casa das que moram na cidade, mas vivem em condições precárias que colocam em risco a saúde do paciente. A instituição fornece ainda alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica e palestras sobre a doença.

ANHANGUERA EDUCACIONAL – de acordo com o site < http://www.anhanguera.com> A Anhanguera Educacional organizou-se como uma companhia de capital aberto em 2003, sendo a sucessora da então existente Associação Lemense de Educação e Cultura, entidade mantenedora do Centro Universitário Anhanguera (Leme e Pirassununga); da Faculdade Comunitária de Campinas e das Faculdades Integradas de Valinhos. O mesmo ocorreu com o Instituto Jundiaiense de Educação e Cultura, entidade mantenedora da Faculdade Politécnica de Jundiaí e com o Instituto de Ensino Superior Anhanguera, entidade mantenedora da Faculdade Politécnica de Matão. Essas associações, todas de natureza não lucrativa, foram a base legal para a transformação de cada uma delas em sociedades educacionais (nos moldes de sociedades anônimas): Sociedade Educacional de Leme S.A., Sociedade Educacional de Jundiaí eSociedade Educacional de Matão, forma organizacional então pensada e preparada para a futura abertura de seu capital na Bolsa de Valores.

INSPER - O Insper é uma instituição de ensino e pesquisa, sem fins lucrativos, que reverte todo o resultado da sua operação na realização de sua missão.

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

A socialização é o processo de apresentação da pessoa a uma dada sociedade, a mesma adquiriu os habitos e costumes de acordo com a convivencia com a cultura do lugar onde vive. Um metodo de socialização que consiste em rupturas com efeito de conversão de olhares, dando uma nova visão aos que veem e percebem o mundo em que vive; um novo homem tem um novo olhar sobre a sociedade em que vive e observa seu semelhante como alguem que mesmo tendo diferenças eticas, religiosas e educacionais sabe que são iguais e merecem respeito; com um novo olhar esse novo homem envolve-se em suas culturas, absorva as essencias de outras, dando assim, origem a uma nova, rica e diferente atividade cultural, convivem e competem entre si, relacionam-se, e agrupam-se de maneira ordenada no meio em que vive, estabelece modelos comportamentais com sistemas compreendido por todos de seu grupo, o homem desenvolve seu espaço e reune-se com outros semelhantes a ele.

No Brasil vivemos uma grande diversidade cultural, posso citar com exemplo a cidade de Piracicaba, cidade do interior de São Paulo onde morei, apesar de ser cidade interiorana e ter todos os tregeitos de interior, existi um bairro chamado Santana, cujo sua cultura é trentino-tirolesa. Também trabalhei no bairro do Braz onde meus patrões eram libaneses e com a convivencia comecei a adiquirir a maneiras que eles falavam quando tentavam falar libanês misturado com português, isso é uma amostra que qualquer pessoa pode se adaptar aos custumes do lugar onde escolhe para viver.

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REFERENCIAS

LIVROS, SITES.

1. Dias, Reinaldo – Fundamentos da sociologia geral – Campinas, SP: Ed. Alinea, 2010 – Ed. Especial.

2. Vila Nova, Sebastião –introdução a sociologia – 6º Ed. Revista e Aumentada – 5° reimpressão – São Paulo: Atlas, 2009.

3. Bourdieu, Pierre. 1930 – O poder Simbolico; Tradução Fernando Tomas (Português de Portugal) – 3° Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

4. Santa Olimpia, comunidade Trentini-Tirolesa, fundada em 1892. Disponivel em: <http://www.santaolimpia.com.br/index.php?pagina=historia>. Acessado em: 15 de abril de 2012.

5. Cultura Tirolesa em Piracicaba. Disponivel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4nia_Tirolesa_de_Piracicaba>. Acessado em 15 de abril de 2012.

REFERENCIAS IMAGENS

1. BIOGRAFIA DE AYRTON SENNA: Disponível em: <http://www.guiagratisbrasil.com/ayrton-senna-biografia/ > acessado em 05 de maio de 2012.

2. MÃE QUE SALVOU FILHO COM SÍNDROME DE DOWN DE INCÊNDIO MORRE NO RS: Disponível em: <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/10/mae-que-salvou-filho-com-sindrome-de-down-de-incendio-morre-no-rs.html>. Acessado em: 05 de maio de 2012.

3. CULTURA E COSTUMES DO POVO BRASILEIRO: disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/2810743>. Acessado em 06 de maio de 2012.

Rose de Jesus Galvão Dias
Enviado por Rose de Jesus Galvão Dias em 03/09/2012
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