Que país é esse? O custo econômico da corrupção.
A corrupção existe desde os princípios do mundo, e hoje em dia, não é diferente. É certo que há uma crescente intolerância com a corrupção e a percepção de que ela prejudica o desenvolvimento do país, mesmo assim, nada é feito para combatê-la.
Dizem que é muito cedo para tirar conclusões sobre isso. Mas cedo pra quem? Sinceramente, todos estamos fartos de esperar o cumprimento de tantas promessas feitas.
O sistema municipalista brasileiro tem a péssima combinação de irresponsabilidade de gastos com a certeza de que as prefeituras serão sempre salvas da insolvência pelos cofres da União.
Não dá mais só para ficar olhando e dizendo que nossas riquezas são diferentes mesmo, e tudo bem. Enquanto presidentes e deputados riem ricos, mostrando os dentes.
O fato concreto é que a corrupção produz pobreza. Não somente corroe o tecido social, mas a curto, médio e longo prazos, implica no empobrecimento do país e da população brasileira.
"Ontem faltou água, ontem faltou luz, mas o que fazer se o Brasil não evolui?"
Estamos em um novo ano, em um novo milênio, mas as pessoas não mudam. Se não dermos um "basta" agora, nada irá mudar mesmo.
A fome e a miséria são causas da corrupção. A violência também. A corrupção está virando uma forma de governo, e a violência, um esporte.
Onde vivemos parece mais o "Teatro dos Vampiros", como já dizia Renato Russo, porque vivemos com medo, vivemos perdidos nas mentiras contadas por "poderosos" políticos que conversam demais e pouco fazem.
Pode haver, sim, algum progresso, mas a maioria das as ações são corrosivas a olhos e alma.
Afinal, a morte vem mais clara para os olhos manchados de sangue e poluídos de corrupção.