DICAS FINANCEIRAS
Prólogo
Atualmente, e à medida que se aproxima o fim do ano, várias empresas oferecem diversas facilidades na hora de disponibilizar os seus produtos aos clientes e isso pode acabar se tornando um truque para atrair sua atenção quando você mais precisa de apoio financeiro.
Podemos destacar empresas que oferecem financiamentos com vantagens, tarifas competitivas, taxas abaixo do que você imagina, facilidade de pagamento, sem burocracia e um monte de outras vantagens que faz você pensar que é tudo que você precisa para adquirir o produto.
O CANTO DA SEREIA
Tenho recebido telefonemas de empresas “boazinhas”, por meio de moças com as vozes melosas, educadas, feminis, que iniciam a suposta conversa amistosa dizendo: “Bom dia senhor Wilson! Para sua segurança esta conversa está sendo gravada... Tudo bem com o senhor?”. Oh! Quantas gentilezas nos volteiam no momento da oferta de um produto ou na ocasião de uma solicitação? Inúmeras!
Segue-se uma sequência de explicações, afirmações, comentários etc. que pouco esclarece ou significa. Um blablablá cansativo e capaz de me fazer bocejar mesmo sem estar cansado. Tudo para iludir e desviar a atenção daquilo que Eu realmente pretendia ou queria ouvir.
Cuidado! Isto é um bem urdido engodo. Um não convincente e enfadonho jogo de palavras pouco ou nada sincero. Nessa ocasião, estarão lhe induzindo a fechar um “negócio da China” ou comprar um “presente de grego”. Fique bem atento antes de efetuar a compra e confira agora algumas das precauções que você precisa tomar antes de solicitar um financiamento.
Antes de qualquer coisa, engana-se quem acha que financiamento é apenas para adquirir imóvel ou veículo. O seu cartão de crédito, Limite Especial, CDC e outros serviços também são financiamentos, só que funcionam de maneira diferenciada e o risco para o Banco também é considerado diferente.
Um dos principais cuidados que você precisa ter é em relação aos pagamentos das parcelas. Faça o possível, sempre, para efetuar os pagamentos em dia, pois as multas por atraso costumam ser bem abusivas e fazem com que os valores cobrados saltem assustadoramente.
EVITANDO GASTOS DESNECESSÁRIOS
MENSALIDADES INÚTEIS - Se você há muito tempo está pagando mensalidades de uma coisa que raramente ou, às vezes, nem usa; já está passando do momento de cortar de vez esse gasto desnecessário. Isso pode ser em uma conta-corrente que você raramente movimenta (opte por conta poupança), na academia que não frequenta, uma mensalidade de TV por assinatura quando não tem nem tempo de assistir nem o noticiário local, assinatura de jornais ou revistas, anuidade de vários cartões de crédito (Opte por cartão de crédito que NÃO COBRA ANUIDADE), conta de telefone fixo onde quase ninguém liga para você (Hoje em dia o uso do celular é muito mais prático), uma infinidade de coisas que se paga e não se usa.
UM ACONTECIMENTO REAL COMIGO
Tendo em vista comprar um apartamento no Rio de Janeiro (Por influência da Copa do Mundo FIFA de 2014 os velores dos imóveis, daqui a dois anos, estarão no mínimo dobrados (Efetivamente comprei e fiz um excelente investimento)) e por indicação do sogro do meu filho abri uma conta no SANTANDER, Agência sito em Ramos (Zona Norte). Meu propósito era obter, por aquela instituição bancária, um financiamento substancial, isto é, vultoso.
Eu pretendia financiar 100% do imóvel e a promessa verbal pelos gerentes da Agência situada em Ramos (Zona Norte) foi bastante convincente para Eu fornecer todos os documentos pessoais e abrir a malfadada conta-corrente. Na ocasião da abertura da conta NÃO FUI AVISADO que para manter a conta-corrente Eu pagaria mensalmente R$ 55,00 (Cinquenta e cinco reais)! Meus amáveis leitores e leitoras poderão arguir:
“Ora, Wilson, você é pós-graduado, experiente, esclarecido, assinou um contrato e nesse documento, provavelmente, havia a informação sobre as despesas mensais com a manutenção da conta”. – Sim, provavelmente! Mas essa informação poderia ser dada verbalmente e de forma mais direta a um pobre e futuro correntista ávido por um financiamento considerável.
A SAGA DE UM ILUDIDO À BOA-FÉ
Para resumir a saga deste enganado e incipiente escritor ocorreu que o SANTANDER NÃO FINANCIOU a importância prometida (Só queriam me emprestar 80% do valor do imóvel) e só depois de receber o primeiro extrato bancário é que percebi o engodo, o valor extorsivo da mensalidade para manutenção da conta-corrente, o tempo perdido por agir à boa-fé.
Esse é o SANTANDER que, salvo outro douto juízo, NÃO TEM o menor interesse em fidelizar os clientes pela excelência no bom atendimento. Todo esse quiproquó aconteceu no ano de 2011 e tenho toda a documentação para provar essa desfaçatez e mau profissionalismo dos que me atenderam com risos sardônicos, apertos de mãos, cafezinhos, água gelada e tapinhas nas costas. É provável que a alta cúpula do SANTANDER NÃO SAIBA (Creio nessa possibilidade) de que existem em seus quadros de empregados profissionais despreparados e pouco briosos.
Claro que corri para a CEF e consegui financiar o imóvel com taxas muito mais reduzidas e na totalidade de minha pretensão (100% do valor do imóvel). Na CEF toda a burocracia foi agilizada em um tempo recorde. Cancelei a conta aberta no SANTANDER e fiquei aliviado pela certeza de economizar R$ 660,00 (Seiscentos e sessenta reais) por ano evitando gastos desnecessários com uma instituição bancária que NÃO PRIMA pelo bom atendimento (Provavelmente fui uma exceção e tive o azar de ser direcionado para uma Agência onde trabalham algumas pessoas sem traquejo profissional).
O SANTANDER NÃO fideliza, com essa prática danosa, seus clientes. Os que me atenderam poderiam ter dito: “Só financiamos 80% do valor do imóvel e para manter a conta-corrente ativa haverá uma cobrança mensal de R$ 55,00 (Cinquenta e cinco reais)”. Não fizeram isso e me senti iludido, logrado por mentiras e promessas! Depois que retornei à Campina Grande/PB tentei por telefone e por "e-mail" falar com o Gerente de Relacionamento Pessoa Física e nem ao menos resposta obtive. Ao telefone ninguém atendia!
Foi necessário entrar em contato com o Serviço de Apoio ao Consumidor (SAC) do SANTANDER para receber as devidas orientações e, dessa forma, minimizar a sensação de ter sido lesado. São esses profissionais descomprometidos com seus ganha-pães que colocam em xeque seus empregadores derrubando ou colocando em dúvida a credibilidade da instituição.
PARA USAR BEM UM CARTÃO DE CRÉDITO
No caso dos cartões de crédito, não caia na tentação de efetuar o pagamento apenas do valor mínimo da fatura, pois sobre este valor cairão encargos e taxas que só aumentarão a sua dívida e quando você menos esperar, nem poderá dar conta dos valores da fatura seguinte.
O limite especial também é outro problema, evite-o sempre que possível. A maioria dos Bancos concede o limite cognominado “especial” por até dez dias sem você precisar pagar taxas, porém depois disso os valores cobrados em cima do que você retirou também são bem altos e podem criar a tão temida “bola de neve” que ninguém deseja.
Por fim, sempre que possível evite qualquer tipo de financiamento, sempre dê preferência ao pagamento à vista, assim você fica livre de dívidas a prazo eterno e consegue negociar preços muito melhores quando for comprar algum produto, seja ele qual for.
DICAS PARA EVITAR A CLONAGEM DE CARTÕES DE CRÉDITO
No site “Valorize seu dinheiro” encontrei uma matéria que julgo ser, também, de interesse público. Por conta disso resolvi publicar aqui, no Recanto das Letras, tendo a certeza de que estarei sendo útil e necessário aos meus inúmeros e diletos leitores.
O chip aumentou a segurança nas operações com cartões de crédito, mas não evitou totalmente clonagens e outros golpes, advertem os especialistas do site Fique tranquilo, do Grupo Nordeste, um dos líderes em segurança privada no Brasil. Eles sugerem muito cuidado no uso dos cartões, principalmente nas compras pela Internet.
O DIA DOS PAIS E OUTRAS DATAS COMEMORADAS PELOS COMERCIANTES
Comprar um presente para o Dia dos Pais ou demais datas consideradas especiais (Dia das mães, da criança, do advogado, do avô, da vovó, etc.) parece ser uma tarefa simples e fácil, já que muitas lojas já entraram no clima para presentearmos da melhor forma a pessoa querida ou o profissional amigo e carismático.
Quer presentear? As opções são várias, mas as roupas, vinhos, gravatas, licores, canetas, livros, celulares, CD, e os equipamentos eletrônicos continuam sendo as lembranças mais procuradas. Contudo, antes de sair comprando, é fundamental fazer pesquisa de preço dos produtos e serviços e buscar todas as informações a respeito das promoções.
Sem receio de estar exagerando podemos afirmar que é na hora das compras que muitos consumidores têm problemas. Por isso, é de bom grado ter muito bem definido o que pretende comprar para se presentear ou com o fim de agradar alguém. Caso decida comprar algo porque recebeu material publicitário (Pelos Correios, “e-mail”, etc.) fique atento: os preços reais não podem ser diferentes dos que foram anunciados.
Tenha sempre em mente o seguinte ensinamento: Para produtos duráveis, tais como veículos, móveis, perfume, telefone celular, entre outros, o fornecedor da mercadoria é obrigado a efetuar o conserto ou substituí-lo no prazo máximo de 30 dias a partir da data que o consumidor solicitou a providência.
O prazo para o consumidor reclamar os vícios aparentes ou de fácil constatação é de 90 dias, contudo esse prazo pode ser estender quando não é possível verificar o defeito. Vale ressaltar que estes prazos podem ser reduzidos ou ampliados dentro do limite de no mínimo sete dias e no máximo de 180, isto com o expresso consentimento do consumidor.
SEGUEM ABAIXO DEZ DICAS PARA USO DO CARTÃO DE CRÉDITO:
1. Não use senhas óbvias, como datas de nascimento de parentes próximos, por exemplo;
2. Troque as senhas periodicamente;
3. Não anote senhas. Caso precise realmente anotá-las, deixe-as em local seguro da casa, como um cofre, por exemplo;
4. Bancos e operadoras de cartões não solicitam atualização de cadastro por “e-mail”. Jamais acredite nestas mensagens eletrônicas. Também não solicitam atualização de “fichas bancárias” (dispositivos de segurança para utilização no acesso ao banco digital);
5. Ao pagar uma conta com o cartão, confira se o valor foi digitado corretamente, antes de digitar a senha. Um dos golpes mais comuns é não digitar propositalmente o valor da fatura. Nesse caso, quando você digitar a senha, ela aparecerá no visor;
6. Para compras on-line, uma das opções mais seguras é utilizar um site de pagamentos. As informações financeiras não serão compartilhadas com os vendedores e as lojas virtuais. Como se trata de um serviço, você deve se informar antes sobre as taxas cobradas pelas empresas do ramo;
7. Redobre o cuidado com os cartões de crédito em períodos em que forem divulgados muitos golpes com este tipo de meio de pagamento. Podem configurar atividade de gangues que clonam cartões;
8. Confira frequentemente seus extratos de movimentação de cartões. Caso detecte qualquer inconsistência, entre em contato imediatamente com a empresa operadora do cartão, solicite cancelamento e, posteriormente, outro cartão;
9. Reduza o limite do cartão;
10. Se houver necessidade, tenha mais cartões com limites baixos, pois isto dificulta a vida dos golpistas.
CONCLUSÃO
Homens e mulheres entendem ser ou estar chiques quando recheiam uma carteira ou bolsa com talonários de vários Bancos, cartões de créditos, todos os documentos pessoais, dinheiro, etc. Há necessidade disso? Não creio. Ora, ser chique significa ser ou estar refinado e discreto! Observem os diletos leitores as dicas nº 9 e 10. Quando falamos em redução do limite do cartão é por Eu mesmo ter providenciado isso quando recebi meu Cartão American Express.
Quando recebi o Cartão do American Express verifiquei o limite concedido e, pasmem: Foi-me concedido um limite equivalente a 3,5 vezes os meus vencimentos! Ora, isso é um perigo em caso de um sequestro relâmpago, roubo, perda, ou furto. Com relação ao talonário a dica é simples.
Ao receber seu talonário pelos Correios ou outro meio de entrega confira se todas as folhas estão enumeradas e completas no bloco. Em seguida cruze, isto é, aponha duas linhas em paralelo no anverso de cada folha de cheque! Isso fará com que você tenha mais tempo de bloquear alguma(s) folha(s) ou todo o bloco em caso de extravio, furto, roubo, etc.
RESUMO DA CONCLUSÃO
Nunca é demais lembrar que todos nós, pessoas de bem, vivenciamos uma situação de extremo abandono pelos Órgãos de Segurança Pública. Vejam os noticiosos: O nosso país encontra-se travado em seu progresso pela violência ostensiva e greves levianas.
Explodiram as greves nos diversos setores (Fiscais agropecuários, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)), etc.. Faltam: Setor Bancário, Correios, Polícias: Civil e Militar. A ideia é a completa paralisação do país. O pior? Estão conseguindo! Já vivenciei essa situação antes.
Tão grave é a situação das greves no nosso sofrido e travado país que podemos ler a seguinte notícia:
"A greve dos funcionários públicos federais, que já mobiliza 350 mil servidores, ameaça virar "um tsunami" na avaliação de lideranças do PT. Por isso, a presidente Dilma Rousseff pediu ajuda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as negociações com os grevistas. Lula deve atuar principalmente para atenuar a radicalização do movimento, que beira a ruptura...". (Publicado no site "Língua Ferina).
Democracia tendenciosa a anarquia é assim mesmo, isto é, sociedade reprimida e insegura enquanto os irresponsáveis excedem no uso do direito à greve. Bandidos aplaudindo e comemorando a desídia estatal. País parado por greves incentivadas por inconsequentes. Assistencialismo do governo em nome de uma impossível erradicante pobreza enquanto houver corrupção galopante e ostensiva.
Repito: "A sociedade sofre e está desprotegida, mas NÃO será culpando os magistrados pela ineficácia das leis que se resolverão, a contento, os problemas de segurança pública. Juízes são pessoas comuns, funcionários públicos que vivem com suas famílias tão perigosamente quanto toda a sociedade.” – (Fragmento do Texto: “A polícia prende, mas a justiça solta”). Link: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3656382
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NOTAS REFERENCIADAS
– Também postado em: Dia-a-dia das finanças;
– Site: Valorize seu dinheiro;
– Site: Língua Ferina.