IDOSO - LIÇÃO DE CIDADANIA !

É tão fácil respeitar o idoso e ao mesmo tempo tão difícil. Constata-se tal assertiva em nosso dia-a-dia, senão vejamos um simples exemplo por que passei um dia desses.

Compareci na seção de vistoria de veículos em nossa cidade, lá nos fundos da Rodoviária de São Dimas, à bordo de meu “possante 1.0” para ser fiscalizado e seguir com a burocracia para conseguir a transferência de propriedade do mesmo.

Até que não tive muitas dificuldades, visto que somente uma pessoa estava à minha frente, para o serviço. Destaquei minha senha da maquininha e aguardei uns quinze minutos e já estava sendo chamado para encostar meu veículo. Rapidamente fui liberado e com a papelada em mãos, me dirigi ao Bairro Santa Terezinha, para na Delegacia de Trânsito complementar os trâmites legais.

Em pouco tempo estava já adentrando a uma sala, que apesar de possuir ar condicionado, me assustou pela quantidade de pessoas aglomeradas lá dentro, assentadas e de pé, aguardando pacientemente serem chamadas a uma outra sala, onde somente um funcionário trabalhava recebendo e conferindo a documentação dos interessados. Bem, como estava “por conta daquilo”, destaquei minha senha da maquininha e procurei me acomodar, numa cadeira na ante-sala. O tempo passava e notava que o atendimento era bem moroso e dentre as pessoas a serem atendidas havia diversos idosos, que pacientemente aguardavam a chamada pela senha. Perscrutei as paredes das salas e notei que ali não havia nenhum cartaz concernente à prioridade no atendimento aos idosos, grávidas e deficientes. Era uma rígida e única fila, sem refrescos.

Creio que por estar dentro de uma Delegacia, ninguém se atrevia a se adiantar e inquirir o funcionário, que cabisbaixo conferia e carimbava todos os documentos que se lhes apresentavam. Por mais de hora e meia, lá permaneci inquieto, mas calado, sem me manifestar, talvez pelo mesmo motivo dos demais (estava dentro da Delegacia) ou porque havia tirado um tempo para tal burocracia, até que:

Um jovem militar, não percebi sua patente, pois estava com o fardamento camuflado, saia da sala do funcionário encarregado, após ser atendido e postando-se à saída da porta disse-nos a todos, em alto e bom som:

- “Olha, gente, estou vendo que neste recinto tem muitas pessoas idosas. Não vi em nenhum lugar afixado o aviso da Lei do Atendimento prioritário e perguntei ao funcionário sobre tal procedimento. Ele me disse que realmente existe essa prioridade para os idosos, mas, que, o atendimento pela senha sempre deu certo. Se alguém exigir atendimento especial ele atende, mas...

Então, continuou o jovem: Vocês, que são mais jovens como eu, devem aguardar com a senha na mão, até que todos os idosos sejam atendidos e vocês, com meu respeito, mais idosos, teem o direito de serem atendidos preferencialmente. O funcionário lá de dentro, com certeza vai respeitar a lei. Obrigado e bom dia.

Realmente me emocionei com essa rara demonstração de cidadania e respeito ao ser humano que tal jovem militar ali, naquele momento deixou. Saí dali, cansado, mas mais leve meu coração, acreditando um pouco mais nas pessoas e com novas esperanças em nossa juventude.

Ah, a minha senha era a próxima e também pude aproveitar no atendimento preferencial, visto que uma pequena filha já se formava à minha retaguarda.

Um grande abraço a esse cidadão, jovem militar, que não se esquivou de cultivar o respeito e render suas homenagens àqueles mais experientes e de longa jornada de vida, apesar de estar dentro de uma Delegacia.

VICENTE DE PAULO
Enviado por VICENTE DE PAULO em 09/08/2012
Reeditado em 16/01/2022
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