HIGH LINE


O High Line, é um parque urbano linear, implantado sobre uma linha férrea elevada, construída em 1930, posteriormente desativada, fica no lado oeste de Manhattan.
O High Line parque urbano, foi inaugurado em 2008.
É um dos espaços públicos mais visitados, e se tornou uma referência mundial pela qualidade do desenho urbano e pelo sucesso como estratégia de renovação em áreas centrais degradadas.
Não é a primeira vez que visito o High Line, mas sempre me encanto, com a transformação útil que deram ao espaço.
Andar nesse jardim suspenso, é muito agradável, respira-se beleza, num traçado paisagístico sem igual. 
Ali, se caminha ao lado de uma natureza muito bem cuidada em meio ao conforto de calçadas que no verão vertem água, para refrescar os pés descalços de quem queira por elas andar. Dezenas de esprequiçadeiras confortáveis, estão a diposição de quem queria descansar, lanchonetes, sorveteira, espaço para as crianças brincarem e criarem. Tudo isso, conquistou os exigentes moradores de Nova York, e os turistas também.
Esse projeto surgiu em 1999, diante de ameaças de empreendedores que pretendiam demolir o elevado, um grupo de residentes da vizinhança criou a ONG "Friendes of the High Line", com a missão de transformar a estrutura/elevado, em um espaço público repleto de áreas verdes e passeios.
Depois de três anos de planejamento e negociações, a ONG, convenceu a municipalidade de que o High Line, traria grandes melhorias para o ambiente.
Em dezembro de 2002, a cidade de Nova York, deu o primeiro passo, para mudar o lugar e transformar o elevado em espaço público.
Foi criado um concurso internacional  de ideias: "Designing The High  Line", para selecionar propostas inovadoras de transformação e revitalização do espaço. A intenção do concurso era criar novas visões e reflexões sobre o lugar. 
Desse concurso participaram com propostas, 720 equipes, de 36 países.
Em 2004, uma comissão composta por representantes da municipalidade e da ONG, selecionaram o projeto da equipe formada pelos escritórios "James Corner Field Operations", e "Diller Scofidio Renfro".
E foi assim, que sob a liderança de Joshua David e Hammond, fundadores da ONG, a comunidade Novaiorquina uniu-se para evitar a demolição da linha, e conseguiu.
O New York Times, diz que talvez essa seja uma das mais bem sucedidas parcerias público/privada da cidade.
Um bom exemplo de um povo que sabe exercer sua cidadania, e se beneficia com os bons resultados, desse exercício.
Quem ganhou com a revitalização, foram todos os que vivem ao redor da bela High Line, que podem vê-la de suas janelas, e todos os novaiorquinos, que desfrutam de longos passeios sobre esse parque suspenso, além é claro dos milhares de turistas que visitam o espaço público, e descansam em suas confortáveis cadeiras, apreciam seus canteiros floridos, e clicam centenas de belas fotos.


(Foto da autora- High Line) 
(Obs.: informações colhidas no google e com meu filho.)





Lenapena
Enviado por Lenapena em 16/07/2012
Reeditado em 17/07/2012
Código do texto: T3781269
Classificação de conteúdo: seguro