As grandes paixões brasileiras são política e socialmente incorretas!
O futebol e o carnaval são as grandes paixões brasileiras, mas estas "paixões" são POLÍTICA E SOCIALMENTE INCORRETAS! Não quero parecer um chato intelectualóide condenando o divertimento alheio, mas não posso deixar de denunciar que, infelizmente, nós atribuímos demasiada importância ao futebol, ao poder da mídia televisiva e aos cantores de músicas imbecis.
Como conseqüência desta paixonite aguda, nos condicionamos a seguir modelos de comportamento e corremos o risco de uma alienação voluntária, já que estes passatempos causam-nos uma EVASÃO DE PENSAMENTOS, ou seja, eles são nocivos porque fazem com que não raciocinemos absolutamente nada, nem façamos uma reflexão sobre a realidade caótica de injustiças, pobreza, violências, inversão de valores e corrupções em que vivemos.
Nestas circunstâncias, assumimos papéis sociais e promovemos a reconstrução mental de nossa realidade como fãs, torcedores, telespectadores e eleitores - submissos ao poder midiático - que investe constantemente na formação de opinião, na construção de verdades e de subjetividades. Os políticos corruptos, os empresários inescrupulosos e os artistas medíocres agradecem, pois eles controlam as manifestações da mídia e as manipulam para nos tornar o que eles querem que sejamos.
Exatamente por isso, promove-se um grande clamor popular para os sucessivos finais de campeonato, é carnaval o ano inteiro e o povão parece muito feliz, sempre cantando tche tchere tche tchês e tchu tcha tchás, alegremente!