O Caos no Trânsito

O caos do tráfego veicular nas médias e grandes cidades brasileiras já se tornou comum e sempre presente no cotidiano de toda população. Desenvolvimento da indústria automobilística, crescimento econômico (balança comercial superavitária), prosperidade do PIB, ascensão do poder aquisitivo dos cidadãos, são alguns dos fatores que motivam o acentuamento da problemática do trânsito em nosso país.

O aumento do fluxo de veículos nas ruas e avenidas do país gera desconfortos, constrangimentos, indignação por parte da população que trafega diariamente, em relação ao Estado que pouca, ou nenhuma iniciativa, toma para amenizar ou remediar a situação, fazendo-nos entender como o descaso com esse setor social é evidente. Além disso, esse meio pode refletir em outras áreas que envolvem fatores como o psicológico e afetar significativamente a aplicação de habilidades profissionais exigidas dos trabalhadores (desde então mais estressados). A poluição ambiental também entra na lista dos malefícios, provocando problemas respiratórios na população, intensificação do efeito estufa e suas consequências.

A esses fatores somam-se as péssimas estruturas das vias públicas, a sinalização deficiente de muitas avenidas aglutinadas de automóveis em horários de extrema circulação, a carência de profissionais empregados capacitados para gerir, organizar com responsabilidade setores e centros agitados. O crescimento econômico do Brasil deveria ser acompanhado pelo planejamento de uma infraestrutura que suporte o estresse e solucione problemas como os descritos.

Portanto, cabe a nós, cidadãos que enfrentam o transtorno de um trânsito desordenado como rotina por necessidade, exigir melhores condições de mobilidade, organização, infraestrutura, planejamento, para que a reeducação do tráfego venha ser inserida de forma natural. Os benefícios dependem de todos nós, dessa forma poderemos diminuir quantitativamente a numero de acidentes de trânsito.

Karen de Araújo
Enviado por Karen de Araújo em 27/06/2012
Código do texto: T3748262
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.