A RADICALIZAÇÃO NO TRANSITO PARA OS CMs -

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A RADICALIZAÇÃO NO TRÂNSITO PARA OS CMBs

O DIA EM SUA CIDADE PAROU

jTorquato (Supertor4)

Maceió junho/2012

Parece que escutar ou ver o que está à sua frente é muito difícil tanto para as autoridades como para e principalmente, a Classe Média Brasileira – CMB daqui para frente –

Um dia ao acordar e já preparado para ir ao trabalho em seu transporte particular, este CMB vai dar de cara com um tremendo engarrafamento à porta de sua casa e nem tirar o carro da garagem vai conseguir.

Já se faz anunciar ribombamente nas dificuldades diárias que tem os CMBs para chegar a um destino, partindo da sua sápida com seu automóvel, além do que lugar de estacionamento está caro, se reservado, e impossível se avulso. Se todos estão nervosos com o “entupimento das artérias da cidade” é claro que qualquer psicanalista dirá das confusões, violências sem limites de razão. Trocas de acusações, buzinaços enervantes, batidas leves que viram casos de polícia e engarrafa ainda mais esta “artéria”.

Se chegar incólume ao destino, o CMB estará com os nervos em frangalhos, e seu trabalho comprometido, em seu retorno, seu descanso também estará comprometida, sua família, que também passou horrores no nosso trânsito não estará menos, e todos cansados irão dormir (?) precariamente. E no fim de tudo valeu a pena seus argumentos e sua falta de visão?

Observemos este quadro:

Você sai para trabalhar, antes apanha o jornal do dia, vai ao ponto de ônibus, trem, metrô de superfície, seja tal transporte de massa. Ele chega no horário, sem estar lotado, com lugares a sentar, você entra e senta, abre o jornal para ler tranquilamente, não haverá atenção ao trânsito, nem engarrafamentos suarentos e neurastênicos, medo de batidas e de balas descontroladas. Você dá uma espiadela pela janela e vê o inferno do outro lado, na outra via só para carros particulares, um rio de lentidão, violência, preocupação, gastos desnecessários com combustível, embreagem, freios, caixa de marchas, estacionamento etc.Você em ambiente climatizado, agora se apressa, pois seu ponto chegou, e ainda tem tempo para dar uma caminhadinha pelas calçadas da cidade, ver as manchetes nas revistas e jornais da Banca da Praça. E ainda arrumado e fresco, entra no seu local de trabalho.

Não precxisa especificar que para que isto aconteça seria necessário uma grande reformulação em todos setores que envolva o transito. Primeiro tem de haver uma baixa geral dos impostos sobre as passagens dos coletivos públicos, com uma margem que dê condições de migração dos passageiros, outra margem para melhoria dos corredores, pontos, paradas, rodoviárias, estações, portos, etc. estratégicos, reduzir 50% da via destinada aos carros particulares, penalizando mesmo o uso destes durante a semana (dias úteis), “empurrando estes usuários egoístas para o transporte coletivo.

Mas para que todos democraticamente utilizem este meio de transporte, se faz necessário, quantidade e qualidade, conforto e preço baixo, pontualidade sob penalizações rígidas, conservação incessante e permanente. Bom atendimento para que o CMBs sintam que fizeram uma excelente troca de condução.

Mesmo com a redução tributária nos três níveis, todos sairiam ganhando. A Cidade e sua eterna poluição, os passageiros e sua saúde mental/financeira, Os governos por arrecadar mais sobre menos. Enfim adiar ao máximo o DIA EM QUE SUA CIDADE PAROU.