Análise social do Brasil contemporâneo
A equiparação do Brasil com demais países do globo, nos diversos setores que englobam sociedade e economia (saneamento básico, saúde, educação, economia, segurança), demonstra o abismo existente entre a qualidade de vida daquele e de diversos países do globo considerados desenvolvidos. Relação esta que é sustentada e confirmada a partir de dados constatados por grupos e instituições de pesquisas sociais e econômicas, como o IBGE, e através de requisitos internacionais de medição da qualidade de vida da população de diversos países (IDH, PEA, PIB, PNB, Índice de Gini, etc.).
O Brasil já se apresenta no século XXI como um dos países do grupo dos emergentes, com crescimento anual acentuado e progressivamente vertiginoso. Um dos destaques apontam para o aumento de um dos critérios que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) avalia, a expectativa de vida da população. Esta vem modificando a estrutura da pirâmide etária do país, que de acordo com o IBGE já é de 72 (setenta e dois) anos. Tais dados comprovam a relativa melhoria e estabilidade etária do país. Em contraste, não refletem a real situação do sistema público de saúde, pois é o que mais sofre com necessidade de investimentos. Porém, não adianta investir sem remediar outro quadro crítico que é levado ao descaso em muitas localidades, a carência de saneamento básico. Este trabalho inclui o tratamento de águas e esgotos, coleta seletiva, como exemplos de medidas profiláticas. Medidas estas que associadas ao desenvolvimento de programas de medicina preventiva beneficiariam diretamente a população, reduzindo drasticamente os gastos com saúde publica, e em conseqüência a qualidade de vida da população e o índice de mortalidade do país. dos da dengue. Põe em cheque, à vista.
O próprio modelo de formação histórica do Brasil reflete a exploração excessiva como um dos pilares para manter o poder político restrito a uma aristocracia, que bloqueia o desenvolvimento do país para benefício próprio, gerando desigualdades que perduram até os atuais dias. A situação de jogo de interesses é posta à parte com o advento da democracia, que prega igualdade, justiça, liberdade. Tal fato possibilitou diversas conquistas sociais, como o direito de reivindicação de uma melhor qualidade de vida, e outras vitórias político-econômicas como a estabilidade parcimoniosa durante a crise no ano de 2009. Porém, as desigualdades não foram erradicadas. Esta ainda é um grande problema social, como o trabalho infantil, que exclui diversas crianças e jovens para a rua na busca de sobrevivência, sem direito a uma formação educacional de qualidade, expostos à miséria e influenciados pela criminalidade, aumentando a violência como prática cada vez mais comum nos grandes centros urbanos e colocando em risco a identidade de pessoas que estão à mercê do crime organizado sem intervenção e controle suficiente do Estado.
O Brasil contemporâneo apresenta economia crescente e diversos setores também em mudança e desenvolvimento, ainda não suficientes para elevá-lo ao patamar de país desenvolvido. Nossa pátria amada possui identidade cultural e soberania reconhecidas, qualidades únicas e diversas características que a fazem adorada. Porém, como toda nação, ela possui também suas imperfeições e lacunas a serem preenchidas com a competência de sua liderança e colaboração dos liderados.