Dia do Trabalho

Prólogo

Não vou escrever nenhuma novidade. A internet está cheia de textos sobre o assunto em tela. Vale a pena escrever algo a mais! A data é singular pela história que enseja no mínimo uma reverência a todos os trabalhadores não apenas do Brasil, mas, sobretudo àqueles que, incansáveis e de forma responsável trabalham duro até mesmo neste dia especial de conquistas relevantes.

Podemos definir trabalho como qualquer atividade intelectual ou física, realizada por ser humano ou animal irracional, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo em proveito próprio ou de outrem.

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico, obviamente, NÃO para os espoliados assalariados. Por isso ele deveria ser muito bem valorizado em todas as sociedades, principalmente as patronais.

Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

HISTÓRIA DO DIA DO TRABALHO

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais.

No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

A atual Constituição Federal Brasileira, em vigor desde 5 de outubro de 1988, preestabelece textualmente:

"Artigo 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

(...)

IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.".

CONCLUSÃO

Ótimo! Que maravilha! Eu pergunto aos diletos e argutos leitores: No Brasil existe respeito ao trabalhador? É possível sobreviver com dignidade alguém que ganha o equivalente a um salário mínimo? Alguém de fato acredita que é possível se obter tudo isso (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social), com o valor fixado para o salário mínimo?

Ora, por que escreveram tamanha sandice? Creio que isso foi apenas para tornar poética a nossa desmoralizada e inútil constituição. Seria ótimo que alguém do Poder Legislativo tentasse sobreviver, à guisa de teste, sem as mordomias inerentes à função ou cargo, com um salário mínimo por um período de apenas três meses.

Este é o imenso desafio do governo: atentar-se para cada área, para cada Ministério que envolva os demais preceitos ligados à moradia, segurança pública, educação, lazer e saúde principalmente. Minha vovó Lupariana Josefa da Conceição (Que o bondoso Deus a tenha sob sua eterna proteção) já dizia, entre uma cusparada e outra, com um iluminado sorriso entredentes amarelados pelo incessante mascar de nigérrimo fumo de rolo:

“Não se deve prometer aos pobres e também não é bom dever aos ricos. Uma ou outra situação causa muito desgosto e confusão”.

Falaciosos, os componentes da Assembleia Constituinte, em 1988, prometeram e escreveram o malfadado artigo 7º, inciso IV, da CF/88! Essa dicotomia com a realidade é (foi) tão grave que fez (faz) a Constituição Cidadã ser considerada por muitos cientistas políticos a piada do século.

Como uma alvissareira ressalva pretérita ainda bem que em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Entre as injustiças das supostas justiças patronais, para todos os de fato injustiçados, os direitos dos trabalhadores, por meio da Justiça do Trabalho, mesmo que na maioria das vezes por composição (acordo) são conseguidos rápidos e, ainda, são confiáveis.

NEM TUDO SÃO DORES E DISSABORES

SOU ARIANO (13/Abril) e desejo encerrar este meu texto com a pretensa previsão astrológica (horóscopo) do dia de hoje para TODOS OS TRABALHADORES ou não, mas que sejam arianos:

Ariano amigo: Seu trabalho não pode ser monótono, pois o ariano necessita constantemente de novidades. Será excelente para ele se houver riscos e aventuras. Esteja sempre envolvido com as profissões mais recentes que são ainda novidade no mercado de trabalho. Sua atividade deve exigir agressividade, muito movimento, envolvimento com máquinas, animais, pessoas e metais, mormente armas e munições.

O TRABALHADOR E/OU EMPREGADO ariano não gosta que lhe ordenem nada, nem que lhe chamem a atenção. Recalcitrante, intimorato, leal, disciplinado, honesto, justo e ordeiro... O ARIANO é mais afeto às funções de chefia do que de subordinado.

O CHEFE ARIANO não entende a desobediência, irreverência dos subalternos. Explode facilmente. Pune com rigor, mas sempre visando o exemplo para os demais subordinados. Tem sempre preferências movidas por simpatias ou antipatias. O ariano controla suas emoções, mas quando se descontrola enlouquece numa manifestação colérica com resultados imprevisíveis. Imediatista, o ariano dificilmente volta atrás e tampouco deixa para depois o que pode ser resolvido agora.

O colega ariano é correto, age com familiaridade, diz o que pensa nem sempre de forma delicada; quase sempre é grosseiro. O ariano não tem pejo por compreender que o verdadeiro amigo é aquele que diz duras verdades com o fito de orientar a quem, às vezes, espera por um elogio.

O ariano sai-se bem e, às vezes, de forma excelente como estudante, concursado, açougueiro, automobilista, artesão de metal, camponês, cirurgião, dentista, diretor de cinema e televisão, engenheiro, esportista, explorador, fazendeiro, ferroviário, industriário, jardineiro, metalúrgico, militar, oculista, publicitário, repórter, veterinário.