O QUE É MESMO PROSTITUIÇÃO?

Tem uma frase que desde jovem já ouvia falar,"A profissão mais antiga". Nunca mergulhei a fundo para saber realmente sobre a veracidade da frase,mas até a prostituição não a prostituição não é bem vista com bons olhos por diversos países,embora exista exceções como no caso da Holanda,onde as prostitutas são respeitadas pela sociedade.

Não vou me ater aqui ao histórico da prostituição porque seria um tanto quanto tedioso neste escrito,como também não é o propósito aqui saber a origem nem as etapas da prostituição nas sociedades.Interessa-me aqui sim,como as sociedades encaram ainda hoje a prostituição.

Antes de prosseguir neste raciocínio vamos definir o que é prostituição;segundo a Wikipédia ,enciclopédia livre,prostituição pode ser definida como troca comumente de favores sexuais,afetivos ou prazer(...)Pode-se trocar relações sexuais por favorecimento profissional,por bens materiais (incluindo dinheiro), por informações etc.

Aqui dois depoimentos mostram como a prostituição pode levantar celeumas.

Para Simone de Beauvoir a prostituição era o lado expiatório (...) A prostituta não tem os direitos de uma pessoa,nela se encontram simultaneamente todas as imagens da escravatura feminina.

Já para o profº Hamza Boubker , Reitor do Instituto Muçulmano de Paris, a prostituição pode existir e proliferar numa sociedade desajustada,mal organizada, na qual a pessoa humana é despojada do seu valor intrínseco e da sua vocação primordial.

Nos dois depoimentos dá para observar que os depoentes não vêm com bons olhos a prostituição. Sei que é complexo este tema,no entanto,a prostituição não deve ser levada só por esse prisma. Ela requer e tem outras nuances ,onde a sociedade hipocritamente aprova sem maiores problemas,embora ela não considere como tal. Refiro-me exatamente para o casamento por conveniência que sempre foram difundidos e continuam no mesmo ritmo e aprovado tanto a nível jurídico quanto a nível religioso. Um dos exemplos mais atuais são chamados as marias chuteiras . E os espetáculos artísticos? Não são também uma forma de prostituição aos olhos vistos do público? E todos aprovam como obra de arte sem tirar nem por, apenas digno de ser admirado. Como já dizia Engels ,a sociedade burguesa é uma hipocrisia só.

inclemente
Enviado por inclemente em 16/04/2012
Código do texto: T3616156