Acelerado mundo novo

Muita gente diz hoje em dia que o tempo passa rápido demais. Inclusive, já ouvi algumas pessoas de mais idade dizerem que antigamente o tempo parecia correr mais lentamente. Mesmo que o cientista Albert Einstein tenha provado sua famosa teoria da relatividade, onde o tempo pode variar, de acordo com a velocidade em que um objeto se locomove, não podemos conceber que o tempo varie tanto, a ponto dessa variação ser percebida por nós.

Isso se deve ao fato da teoria da relatividade se referir a velocidades muito grandes, próximas à da luz. Portanto, essa percepção, de que o tempo passa mais rápido em nossos dias, deve ter outra explicação. E não só tem, como é bem simples.

Antigamente, as pessoas não tinham tantas coisas para fazer. Não tinham TVs, computadores, muito menos internet. As opções de lazer eram bem limitadas, se comparadas aos dias atuais. As atividades existentes requeriam tempo pra serem executadas, como a leitura de um livro ou a afinação de um piano de calda.

Hoje, temos mais coisas disponíveis do que podemos realizar. E as que existem, não requerem muito tempo. Vejamos as pesquisas feitas na internet. Antigamente, para que pudéssemos descobrir alguma informação, precisávamos de horas lendo vários livros. Hoje em dia, basta acessarmos o Google, e qualquer informação já esta disponível.

Além disso, o mundo de hoje está muito competitivo, tanto em trabalho, como em outras atividades. Isso faz com as pessoas queiram as coisas em menor tempo, o que ajuda na percepção de que o tempo passa mais rápido. Até para cozinhar. Nesses tempos de comida enlatada e macarrão instantâneo, muita gente nem se da ao trabalho de cozinhar, preferindo comer fora.

E é nesse mundo de gente apressada que vivemos. Queremos tanto saber como será o futuro que fazemos de tudo para que ele chegue mais rápido. Será que vale a pena viver assim? Isso, só o tempo dirá.

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 02/04/2012
Código do texto: T3590307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.