AREEIRO PARTE IV

Nas ruas, as crianças esbaldavam-se em brincadeiras cada vez mais diversas; Cantigas de roda, esconde-esconde, garrafão, pião, pulando corda, berlinda, briga de galo usando os dedos indicador e médio para reversarem-se na contenda, carrinhos de lata, cavalo de pau e, às tardes, empinação de papagaio ( pipa ), jogar futebol, barra á barra com bola de meia, jogo de bola de gude , além de aproveitarem os finais de semana, para o famoso cozinhado, incluindo brincadeiras com bonecas, embora quase sempre ocorressem no dia-a-dia. Às vezes, o esconde-esconde tornava-se enfadonho porque quase ninguém era achado nos esconderijos, exceto, nas noites de lua cheia quando este satélite refletia a luz mais intensamente, facilitando sobremaneira, a uma melhor acuidade visual de todos.
Lá no final da rua principal,“Pedro Gordo”, assim também chamado o presidente da Associação de Moradores, entoava quase sempre, à tarde, o seu grito de alerta, acompanhado de repetidas batidas num “flandre” através de uma baqueta improvisada, geralmente, uma haste pequena de um galho de araçá. Seus gritos ecoavam por quase todo Areeiro, anunciando em voz alta; olha a festa da jacaaaaa, olha a festa da burricaaaaa e outras...Lá na Associação, as crianças submetiam-se a brincadeiras diversas; quebra panelas, pau de sebo, corrida do ovo na colher, assado... sendo brindadas ao final, com o lanche previamente anunciado e sevido, gentilmente por, Dna Alaide, esposa do presidente.
Mesmo antes da iluminação elétrica, a Associação construiu um salão de festas usado para abrigar os participantes durante as reunióes e encontros musicais, protagonizados inicialmnte por um grupo de chorinho... ( Música : Lembranças. Compositor Raul Sampaio:... *Lembro o olhar, lembro o lugar, teu vulto amado...lembro o sorriso e o paraíso que tive ao teu lado...lembro a saudade , que hoje invade os dias meus...para o meu mal...lembro afinal do triste adeus*......), e após a iluminação elétrica, quase sempre uma “Radiola ABC", rodando LPs ( Long Plays ) e Compactos de 33 rotações duplos ou simples. em datas previamente estabelecidas, faziam a festa.. Um fato digno de ser mencionado é que algumas dessas crianças demonstraram logo cedo, suas habilidades em caçar, pescar ou desenvolverem atividades artísticas, por conta própria, sem muita ingerência dos pais. Daí a criação de um mini-circo criado e coordenado pelo filho do secretário da Associação, onde essas crianças tiverem a oportunidade de demonstrarem suas habilidades com a música, o teatro, a dança, a poesia.,. enfim, com as Artes. só após alguns espetáculos, o acontecimento chamou a atenção dos pais, que se entusiasmaram e passaram a assistir às apresentações...
Naquele instante, utilizava-se o rádio como instrumento de informação e entretenimento. Escutava-se bastante os programas musicais de Valter Lins, Tavares Maciel, Fernando Castelão. durante os dias úteis da semana, geralmente à tarde e, aos domingos, o programa de Paulo Duarte que também poderia ser assistido “ao vivo” no Auditório da Emissora. Registro se faça à participação de uma dessas crianças mo programa, cantando um bolero de Waldick Soriano intitulado: A Carta: Minha querida...saudações...escrevo esta carta...e não repare os senões...para dizer o que sinto...longe de ti, amargurado na saudade , nas horas de vida e felicidade...... )
Também ouvia-se com um certo "frenesi" uma novela de rádio que chamava muito a atenção do público em geral, sob o título : Jerônimo, o Herói do Sertão. Na área literária procurava-se ler“gibis” e revistas, além de livros clássicos de nossa Literatura como as obras escritas por; José de Alencar, Castro Alves, Machado de Assis...A educação tradicional como tendência pedagógica incentivava ao aluno à leitura de obras importantes, principalmente, no período Colegial, com bastante ênfase no Curso Clássico.
Veio a televisão chamando a atenção de todos. O difícil era a aquisição de um aparelho de televisão, razão pela qual, a garotada buscava a sede do Centro Esportivo de Camaragibe, que recebera a doação de um aparelho feita pela família Lapenda. Vieram então, as lutas de boxe, lutas livres, shows musicais de auditórios, noticiários, Na Europa ocidental, um conjunto musical de Liverpool ( Inglaterra ) chamado “The Beatles” começava a fazer sucesso e a revolucionar a história da música, além de modificar certos costumes, tocando e cantando o seu Rock in Roll (iê iê iê). Tal revolução propalou-se no mundo ocidental trazendo enfaticamente consigo, uma avalanche de mudanças de costumes. No Areeiro, os jovens acompanharam essa mudança, usando calças apertadas, cabelos longos, dançando Rock e causando indignação e surpresa aos pais. Os Beatles chegaram! Tempo de mudança, que tal ouvir: “I Want to Hold Your Hand”, Please Please Me, She Loves You, Girl, Yesterday, numa década em que a herança do passado musical era muito boa, mas não mexia com o ímpeto da juventude de praticar e querer ouvir coisas novas.
         No Brasil, gravadoras e emissoras de rádio e televisão apressaram-se em adaptarem-se aos novos conceitos, as novas mudanças, criando e estimulando seus elencos de artistas, através de uma série de campanhas veiculadas pelo rádio e a televisão, como: A “Jovem Guarda”, programa de televisão que tinha como apresentador o cantor e compositor Roberto Carlos Braga. Tal programa, criou uma espécie de comoção nacional entre os jovens, garantindo dessa forma, uma fatia muito ampla na Indústria Fonográfica e afins, presentes no mercado nacional. A criança do Areeiro agora era o/a jovem em busca de novos valores. Chegou o grande momento de encarar a vida sob novos aspectos. Todos continuaram a se relacionarem harmonicamente na Sociedade, mas com um olhar  mais aguçado para o futuro. Paulatinamente mudando para um nível mais concreto de vida As fantasias infantis continuaram a ocorrer nas gerações subseqüentes, porém, a geração de adolescentes que agora se formara buscava novos rumos, novos rituais, novas formas de encarar o mundo, incluindo a preocupação inicial com o seu futuro profissional.


Paullo Carneiro
Enviado por Paullo Carneiro em 01/03/2012
Reeditado em 19/11/2012
Código do texto: T3529937
Classificação de conteúdo: seguro