Evolução necessária e provação terrena

Prólogo

"Diante das vicissitudes da vida ou quando me deparo com os obstáculos que, consciente ou inconscientemente, atraio para mim, é justamente aí que sinto mais forte em meu pensamento o bom senso indispensável que uso como fonte de inspiração para meu Livre-Arbítrio." — (Mensagem de fé).

A transbordante alegria é um sentimento passageiro. Posso asseverar que ao atingir o ápice da maturidade (Em 13 de abril de 2012 completarei 63 anos) não creio, ainda, estar no declínio da vida material.

Claro que não ocorre todas as noites, mas, às vezes, sinto-me banhado pelos raios de um luar interior, imaginário, mesmo sabendo que a fase da lua nova não possui luminosidade alguma. Ora, esse plenilúnio é só meu e resplandece em meu espírito para anunciar um novo alvorecer.

Não sou apenas cena e imprevisto. Tampouco sou intenção real e improviso imaginário. Sou e vou mais além do que e de quem pensa entender meus pensamentos quase todos dicotômicos. Em meu perfil assevero:

"No momento sou a antítese do bem, da luz e do cheiro, do prazer e da esperança... Sou uma luz difusa que se auto-regenera pela força da paz que acredito ser possível alcançar porque vivo em eterna provação aceitável apenas porque, às vezes, creio ter e ser a força divina da natureza.".

Bobo! Gritarão alguns. Imbecil! Dirão outros. Todavia, ninguém poderá compreender meus reais objetivos quando escrevi que sempre persegui o propósito de deixar no cúmplice leitor a inquieta ideia de perseguir essa aventura orgástica, impudica, talvez pervertida, revelada de forma simbólica, subliminal, mas satisfatória e lírica, pelo menos para mim.

Poucos me consideram inteligente. A maioria enxerga apenas o lado passional ou permissivo do meu Eu incompreendido. Ao instalar câmeras de segurança em minha residência, NO ESCRITÓRIO e na fazendazinha fui taxado de desconfiado por alguns, medroso por outros, precavido pelos iguais.

O saudoso Nelson Falcão Rodrigues dizia: "Toda unanimidade é burra". Embora NÃO CONCORDE COM ESSA FRASE, explico essa minha posição no parágrafo seguinte, esse é o meu consolo.

Prefiro a crítica da minoria a um elogio vazio ou opinião esconsa da maioria ao meu respeito. O "Tio Rodrigues" é considerado um grande dramaturgo, pela unanimidade dos literatos brasileiros... E agora? Essa unanimidade é burra? Claro que o dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro, tido como o mais influente dramaturgo do Brasil NÃO PENSOU, DISSE OU ESCREVEU ESSA FRASE COMO UM JURISTA. Para um jurista a maioria das opiniões é "prego batido com ponta virada".

Ele (Nelson Rodrigues — Cognominado o anjo pornográfico) adorava contradizer assim como Eu contradigo axiomas e refrões seculares sem acreditar que sou o dono da verdade. Afinal é fácil conseguir a adesão de quem não sabe sequer em quais livros se registram os nascimentos, casamentos e óbitos. Os notários sabem! Nascimentos no livro "A". Casamentos no livro "B" e todos os óbitos são registrados no livro "C".

Os diletos leitores sabiam disso? Confiram! Vão se surpreender e afirmar: "Na escola ou na faculdade não me ensinaram isso... Ninguém nunca me ensinou isso!" — Ensino e agora estão sabendo.

"Quem cala consente"! Mentira. Quem cala é por estar sendo ameaçado, amordaçado, impedido de se manifestar. "Réu confesso deve ser condenado"! Mentira. Esse acusado pode estar sendo compelido a confessar sob tortura física ou psicológica, grave ameaça, etc.

"É dando que se recebe"! Mentira. Primeiro você precisa receber e crescer seu patrimônio para doar e aumentar suas doações e desse modo fazer muitas outras transferências de bens. "O amigo da onça não é amigo de ninguém"! Mentira. Ele é amigo da onça.

Estão dando risadas? Riam, mas não esqueçam que fui preparado na Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ para convencer e provar que o mais culpado dos culpados é o mais inocente dos inocentes. Foi nos júris simulados que aprendi a defender meliante latrocida, homicidas estripadores, indivíduos que sofrem de oligofrenia, estupradores, etc.

Não é difícil defender criminosos num pais onde as leis são benevolentes e a justiça é cega, ineficiente (inoperante), lastrada em leis voltadas para o benefício dos criminosos em detrimento da sociedade anestesiada e acomodada a ponto de eleger representantes para um legislativo caótico.

"Nosso país está mergulhado num mar de corrupção, nossas instituições democráticas estão totalmente apodrecidas por senadores, deputados e vereadores que desonram os votos recebidos e tornam o poder legislativo corrompido. E, analisando este poder no âmbito federal, estadual e municipal vemos compras e mais compras de parlamentares pelo poder executivo, através de empregos dados a pessoas de sua confiança nas autarquias e empresas públicas; mensalões; prática de nepotismo...". — (Isaac Sayeg Jornalista e escritor). Assim, é demasiado fácil ser advogado! Concluo.

Pode-se decompor a atuação da advocacia em sete funções jurídicas básicas: 1. Assessoria jurídica (interna ou externa, inclusive no apoio negocial, em tempo real); 2. Consultoria jurídica (Externa ou interna - Outside Counsel - In-House Counsel); 3. Procuradoria jurídica; 4. Auditoria jurídica; 5. Controladoria jurídica; 6. Planejamento jurídico e o 7. Ensino jurídico.

Mas a principal atribuição de um advogado, é postular em juízo (mover ações judiciais), a direito seu ou de outrem. Assim, os advogados atuam, além de prestar consultoria jurídica que consiste na verificação de negócios importantes sob o aspecto legal, para prevenir problemas de futuros e eventuais litígios, seja "auditando" ou "controlando", para se usar a terminologia da Ciência da Administração. O advogado também pode ser especialista em uma área (ramo) do Direito, como o advogado criminalista, por exemplo.

Sou único e sou muitos. Sou para mim e para os outros o que gostaria que todos fossem para mim. Sou real e imaginário, mas não quero NUNCA ACREDITAR QUE TODOS ESTÃO CONTRA MIM. Escrevo isso por ter tido uma conversa franca com uma amiga de muitos anos. Sem motivos aparentes ela queria saber o significado de ser adulta. Respondi assim:

ELA ME PERGUNTOU: QUAL O SIGNIFICADO DE SER ADULTA?

"Considera-se uma pessoa adulta aquela que chegou à maioridade legal (no Brasil, aos 18 anos), alguém já cônscio dos seus deveres, isto é, que atingiu a plenitude emocional e intelectual. Claro que existem adultos vivendo em completo desequilíbrio entre as idades mental (psicológica) e cronológica. Exemplo: alguém com 40 anos que se comporta no vestir e falar como se tivesse 14, 15 ou 17 anos.

Essa dicotomia também é válida para o inverso. Exemplo: um adolescente que se comporta como se fosse um adulto no vestir e no falar.

Pessoas NÃO ADULTAS vivem e se comportam iguais a uma criança mesmo já tendo ultrapassado os 18 anos de idade cronológica. Esse é o estado do indivíduo que apresenta desenvolvimento mental inferior ao normal. A medicina denomina esse desequilíbrio mental como RETARDAMENTO!

Essa dissonância ou falta de coerência entre as idades tem o lado bom e o lado ruim, sendo danosa quando essas diferenças tomam ares do ridículo a ponto de provocar risos e comentários desairosos. O que faz uma pessoa ser adulta, não só para mim, mas no entender de quem tenha discernimento é a capacidade de compreensão das coisas de acordo com o seu grau de instrução e desenvolvimento mental.

Tudo isso em pleno equilíbrio com a idade cronológica (Tempo decorrido desde o nascimento ou origem até uma data específica). Todos os espíritos evoluem! Nós evoluímos a cada reencarnação! Não existe o atraso até o desencarnar! Aprendemos com erros e acertos (Nossos ou dos outros), evoluímos dessa forma.

Vejamos apenas três recentes exemplos de suicídios anunciados: 1º EXEMPLO: Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983 — Londres, 23 de julho de 2011) foi uma cantora e compositora britânica conhecida por seu poderoso e profundo contralto vocal e sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo R&B , soul e jazz.

Ingressou na carreira musical em 2003, lançando seu primeiro single, Stronger Than Me. A canção alcançou a 71ª posição na UK Singles Chart. O single foi produzido para promover seu primeiro álbum de estúdio, Frank, lançado em 20 de outubro de 2003.

No ano seguinte, em 2008, Amy enfrentou sérios problemas com a saúde e a polícia. Foi vista em um vídeo, no site do jornal britânico The Sun, usando crack, em janeiro de 2008, e três dias depois foi internada numa clínica onde ficou vigiada vinte e quatro horas por dia. Também em 2008, foi presa duas vezes por agressão e dirigir bêbada.

Em 2009, se separou de Blake, iniciando um romance com o diretor Reg Traviss. E, em 2010, Winehouse voltou ao tratamento e se afastou temporariamente da música. Aproximadamente onze meses depois, em 23 de julho de 2011, Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Londres, Inglaterra.

2º EXEMPLO: Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. Em agosto de 2011, Sócrates foi internado na UTI do Hospital Albert Einstein devido a uma hemorragia digestiva alta causada por hipertensão portal. Após essa primeira internação, admitiu que tinha problemas de alcoolismo.

Após uma segunda internação em setembro, em dezembro de 2011, Sócrates seria internado mais uma vez devido a uma suposta intoxicação alimentar, que acabou por se transformar em um grave quadro de choque séptico em razão de sua condição de saúde já debilitada. Sócrates faleceu às 4:30 da manhã de 4 de dezembro de 2011, em decorrência do choque séptico.

O 3º EXEMPLO: Whitney Elizabeth Houston. Nas duas últimas décadas, a artista teve diversas passagens por clínicas de reabilitação para tratar seu vício de álcool e de drogas. Em 2009, ela precisou interromper sua turnê europeia devido a problemas de saúde. Whitney foi reconhecida internacionalmente como uma das maiores artistas de todos os tempos, devido ao seu talento, legado e, principalmente, à sua voz marcante e lendária.

Claro que há dezenas de centenas de outras histórias de alcoolismo e outras formas de suicídios que não desejo enumerar no momento.

Graças a esse talento vocal marcante, Whitney foi frequentemente chamada de "The Voice" (A Voz). Whitney era frequentemente comparada a grandes artistas do passado, como Frank Sinatra, Aretha Franklin e Elvis Presley e também está entre os 500 Maiores artistas de todos os tempos da Revista Rolling Stone.

Certamente Elas (Amy e Whitney) e Ele (Sócrates), assim como tantos outros milhares de desencarnados reencarnarão evoluídos depois dessa dura provação terrena e, talvez, descaso dos que estavam em derredor deles e vivendo sob suas expensas. (Com essa afirmação vão me atirar pedras e receberei críticas severas).

CONCLUSÃO

Mas com esses exemplos estou fugindo do tema de meu escrito? Não! Sobre o tema "Ofensas e Provações" foi escrito noutra ocasião: Receberemos a dor de acordo com as necessidades próprias, com vistas ao resgate do passado e à situação espiritual do futuro.

No capítulo da ofensa, quando a recebemos de alguém que se encontra dentro do nosso nível de compreensão e do plano evolutivo, é certo que se trata de provação bem amarga, indispensável ao nosso processo de regeneração própria.

Existem, porém, no mundo, as pedradas da ignorância e da má-fé, partidas dos sentimentos inferiores, e convém que o cristão esteja preparado e sereno (Estou preparado), de modo a não recebê-las com sensibilidade doentia, mas com o propósito de trabalho e esforço próprio, conhecendo que as mesmas fazem parte do seu plano de vida temporária, onde veio para se educar, colaborando ao mesmo tempo na educação de seus semelhantes. - ([41a — página 149] — Emmanuel — 1940).