Uma arma chamada "Liberdade de Imprensa"
O Brasil é um país livre, com liberdade de imprensa e, por isso, todos os dias são apresentados notícias de corrupção e escândalos políticos. Sejam em jornais, internet, rádio ou TV.
Esse é o papel da imprensa, informar e denunciar tudo o que acontece no país. Expor a corrupção e os escândalos políticos em rede nacional é muito bom, pois instiga as pessoas a lutarem contra esses males e a defenderem seus direitos de cidadão, tornando assim o país um lugar mais justo e correto.
Infelizmente, não são todos os países que possuem liberdade de imprensa. Pode ser pego como exemplo países do norte da África que até 2011 viviam em ditaduras muito rígidas. Lá, a imprensa era censurada e só apresentavam à população o que o ditador permitia. O povo não tinha conhecimento da real situação do país, nem das barbaridades cometidas pelo ditador, pois só tinham a imagem do ditador e do país oferecida por ele: que ele era um homem bom, que o país estava bem e que era um ótimo lugar para se viver. Quando o povo teve acesso à informação, descobriu a realidade, organizou-se e lutou contra a ditadura.
A imprensa possui um papel social de extrema importância. Divulgar as irregularidades políticas informando ao povo “quem são” os políticos e em quem eles podem confiar. Com essas informações, podem barra-los do poder, não permitindo que sejam eleitos e, assim, evitam mais corrupção. Tudo isso por um simples motivo: a imprensa, livre, denunciou.
Infelizmente, nem tudo na mídia é bom. Existe muita porcaria que é oferecida e muitas vezes a mídia tenta manipular o povo. Impedir essa manipulação é obrigação do próprio povo, é ele que deve selecionar os conteúdos bons e não permitir ser um estúpido e cego diante das porcarias que tentam manipular suas vidas.
Então, cuidado com o que lhe é oferecido. A mídia não é censurada, e deve continuar assim, pois ela é uma arma para o povo lutar contra a corrupção. Um país bom é um país justo e livre.