Sua comunicação em 2012
Esse texto é parte de um plano, com certeza. Gostaria de realizá-lo durante todo o ano. A começar pelo primeiro dia. Desde criança tentei fazer isso, escrever um texto por dia. Pôr o que eu pensava no dia por 365 (nesse ano, 366) dias. Criar planos é muito importante. Fazer um roteiro na vida é parte da existência humana daqueles que pretendem ser bons, crescerem, serem alguém. O interessante ocorre durante o ano em que se realiza.
O processo criativo do dia a dia é tão permeável, cada momento pode influenciar e sabemos o tanto de más influências que existem por ai. Algo que sempre me desanimou um pouco foi minha dor nas costas. Infelizmente ainda não a curei, mas com certeza senti que ela melhorou quando meu ano letivo acabou. Coincidência, lógico.
Ouço Video Games da Lana, ela reflete melodicamente nossos momentos melancólicos. Mesmo que eu veja a música como força de vontade para melhorar e um estado mental perfeito para concentração, imagino pessoas que diariamente se sentem à forma dela muito tristes, desanimados. O meio influencia muito, o pior é quando levamos isso para casa. E há pessoas que descarregam fora de casa para chegar bem em casa. Eu sei bem disso porque já senti muitas energias ruins de outros fora do lar, e quando chegava a casa, me sentia mal.
O importante é bloquear esses pessimismos em volta de nós e conversar com essas pessoas que necessitam de um apoio. Embora a pessoa não se abra, é importante oferecer ajuda e pelo menos dizer: “tente ser mais feliz, sua vida é melhor que a de muitos, então ergue essa droga de cabeça e siga em frente”.
Mas planejamentos exigem firmeza. Não são apenas os outros que nos atrapalham. Nós somos nossos piores inimigos por sermos vulneráveis a males que já deveríamos conhecer. Uma coisa que eu tenho aprendido a melhorar é a chave para boa parte desse problema se resolver: a comunicação clara. Não tentar enrolar, falar diretamente, sem gritar, sem ficar bravo. Temos medo de fazê-lo por provavelmente ficarmos com medo da reação da pessoa, mas é melhor ouvir a verdade do que escondê-la. Isso é sempre pior e você provavelmente já passou por uma situação assim.