Todos os dias são especiais
Prólogo
A maioria dos brasileiros não sabe disso. Afirmo e escrevo: Todos os dias são especiais! Especiais porque são diferentes! O sol brilha para alguns que se alegram mesmo com o risco iminente de câncer de pele, mas há os seres que vivenciam dificuldades e felicidade atípicas, assim como há os que se beneficiam dessas datas para ganhar alguns reais explorando o momento pelo comércio formal ou informal.
Ah! O dileto leitor poderá perguntar: "Você é contra o comércio?" - Não! Não sou. É o comércio que move a humanidade! São as lícitas ou ilícitas atividades comerciais que tornam felizes ou infelizes os seguidores do pai da Economia Adam Smith.
UMA OBSERVAÇÃO PERTINENTE
Adam Smith - É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse".
Depois desse breve intróito vou enumerar os dias que a sociedade brasileira considera especiais APENAS NO MÊS DE DEZEMBRO. Digo apenas porque em todos os meses do ano há dias ou datas especiais para o comércio.
DIAS OU DATAS ESPECIAIS NO MÊS DE DEZEMBRO
OBSERVAÇÃO: Em todos os dias dos meses e ano há datas especiais! O comécio manipula isso de forma magistral. Vejamos as datas consideradas especiais só no mês de dezembro:
01- Dia Internacional da Luta contra a AIDS, dia do Imigrante, dia do Numismata (Numismática é a ciência que tem por objeto de estudo as medalhas e as moedas; NUMÁRIA; NUMULÁRIA);
02- Dia Nacional do Samba, dia da Astronomia, dia Pan-americano da Saúde, dia Nacional das Relações Públicas;
03- Dia Internacional do Portador de Deficiência;
04- Dia da Propaganda, dia do Pedicuro, dia do Orientador Educacional;
08- Dia Mundial da Imaculada Conceição, dia da Família, dia da Justiça;
09- Dia da Criança Defeituosa, dia do Fonoaudiólogo, dia do Alcoólico Recuperado;
10- Declaração Universal Direitos Humanos, dia Internacional dos Povos Indígenas, dia Universal do Palhaço;
11- Dia do Arquiteto, dia do Engenheiro, dia do Agrônomo;
13- Dia do Cego, dia do Marinheiro, dia do Ótico, dia de Santa Luzia, dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia;
14- Dia Nacional do Ministério Público;
16- Dia do Reservista;
18- Dia do Museólogo;
19- Dia do Atleta Profissional;
20- Dia do Mecânico;
21- Dia do Atleta;
22- Início do verão;
23- Dia do Vizinho;
24- Dia do Órfão;
25- Natal;
26- Dia da Lembrança;
28- Dia do Salva-vidas;
31- Dia de São Silvestre e Réveillon (Reunião e ceia festiva na passagem do ano).
PENSAMENTOS OU PALAVRAS DE ALGUNS LEITORES
"Oh! Que inteligente é esse escritor emergente, quiçá de meia-tigela, ele sabe coisas que a maioria de nós, simples e acomodados leitores, não sabemos". - Não é bem assim. A maioria dos meus leitores dorme em demasia, lê menos do que precisa e aprende muito menos do que necessita ou merece.
Tudo ou quase tudo o que escrevo está a disposição de todos na internet. É com pesar que vejo e leio algumas mensagens esconsas nos sites de relacionamentos sociais (MSN, Facebook, Orkut, Twitter, Outros que, às vezes, dizem algo não positivo, não incentivam a curiosidade, deixam a desejar no propósito final do expectador (nem sempre) ávido por aprender algo mais.
Ora, não pretendo ser o dono da verdade. Os sites de relacionamentos sociais se transformaram em diários de adolescentes, mulheres e homens sofridos, amores desfeitos, relacionamentos espúrios, casamentos esfacelados, paixões vislumbradas, sonhos bizarros, coloridos, brincadeiras de mau gosto ou pesadelos imaginados... Tenho culpa nisso? Tenho sem pretensão.
Tenho culpa porque alimento, mesmo se querer, expectativas positivas e sonhos coloridos para a maioria das minhas notáveis e peculiares leitoras ao afirmar que todos os dias são especiais. Ora, elas mesmas, às vezes, não crêem em suas potencialidades para enxergarem isso.
Um dia especial é o título de um filme antigo: Título original: (One Fine Day) Lançamento: 1996 (EUA) Direção: Michael Hoffman Atores: Michelle Pfeiffer, George Clooney, Mae Whitman, Alex D. Linz. Duração: 108 min Gênero: Drama.
Melanie Parker (Michelle Pfeiffer), uma arquiteta, e Jack Taylor (George Clooney), um colunista de um jornal, se encontram quando seus filhos se atrasam e perdem um passeio da escola. A partir de então o que deveria ser um dia normal de trabalho acaba sendo uma loucura de idas e vindas entre celulares, filhos e várias outras crises que ameaçam acabar com as carreiras dos dois em apenas 12 horas.
CONCLUSÃO
Não acreditem em dias iguais. Creiam: Todos os dias SÃO E DEVEM SER ESPECIAIS, diferentes, a depender dos que acreditam poder transformar esses dias em beatitudes. VOCÊ MULHER é o que pensa ser: Gorda, magra, feia, alta, baixa, bonita, rica, pobre, dinâmica, preguiçosa, amada, odiada, desprezada, culta, despreparada, desenvolta, complexada... Todavia, Nada disso importa.
Saiba que para este incipiente escritor você e outros homens que sabiamente comungam de minha razão... Todos os dias são especiais! Todo ser humano é diferente. Você é especial e por muito mais que isso tem todos os direitos assegurados nas leis dos homens e ditames dos corações dos apaixonados que lhe enxergam como gente, ser especial. Aliás, foi por essa razão que escrevi:
"Namoras-me ou embalas meu sono nas madrugadas frias ou quentes, em sonhos loucos e obsessivos; compreendes minhas limitações. Tu és um incentivo forte ao meu progresso quando me repreendes com doçura. Sabes ler e escrever, dar e receber, falar e ouvir, perdoar e esquecer."
"És humilde, egocêntrica, acadêmica limitada, intelectual, às vezes, quase analfabeta ou completa. O melhor de tudo: Queres sempre perdoar e esquecer. És gente, feminina, cortês e delicada mulher." - (Texto: "Sublimes mulheres" - Publicado no Recanto das Letras).
O entendimento das palavras: amor, renúncia, paixão, fraternidade, compreensão, fé, esperança, caridade, perdão, humildade, camaradagem, lealdade, e tantas outras intangíveis, cujos propósitos são o aperfeiçoamento e a elevação do espírito ao estágio do justo, está no modo como vês e tratas o teu semelhante. Portanto reafirmo o meu propósito: TODOS OS DIAS SÃO ESPECIAIS!