DOS " RALOS" NOSSOS DE CADA DIA:

Hoje, AO MENOS, dizem que temos um grande avanço no instrumento de avaliação da educação do nosso país: a medição "térmica" de como anda o ensino aos estudantes do nível médio e do nível superior (graduação), respectivamente através dos ENEM E ENADE.

Coisa de primeiro mundo, é o que, a primeira vista, nos parece.

A avaliação, claro, longe de ser a educação.Mas será mesmo?

O ENEM, bem, é isso que vemos todos os anos: um vazamento total da qualidade e um custo absurdo!

Ontem ouvi sobre os milhões que nos custou, a nós cidadãos, o exame do ENEM. Trezentos milhões, ouvi direito? Não, obviamente que devo ter ouvido errado. Não pode ser. Extrapolou as previsões orçamentárias...

Se bem que são só cem meses de trabalho do Neymar, até que não é tanto custo para a educação, pensando bem.

É CLARO que vale a pena se investir na educação. Alguém ainda tem dúvidas?

Depois é só ter pena de quem estudou...e principalmente de quem pagou para estudar.

Prospecções sociais a parte, até uma criança que não tem a percepção de números, nem de verbas, tampouco de administração de recursos financeiros, entenderia que jogamos dinheiro no ralo, posto que com o que se gasta na produção do Enem daria para reformularmos todo o sucateamento das escolas e do ensino público DA HISTÓRIA deste país, nunca visto dantes como agora, aliás, esse próprio rebaixamento do ensino que é revelado pelo desempenho dos estudantes no Enem que já se reflete na vida prática de todos os setores do país. Não dá mais para esconder a tragédia educacional. Sequer o Censo se calou...

Como se não bastasse, vem o resultado do ENADE e o MEC anuncia à sociedade brasileira, como se fosse uma "redenção política", a possibilidade do fechamento de várias universidades privadas.

Que capricho educacional, que primazia! Que zelo! É de emocionar tanto cuidado com a graduação dos estudantes...

Quando ouvi a notícia pensei: "Ah é? E por que também não fecham as escolas públicas, as cujos resultados ruins também são mapeados pelo ENEM? E resultados ruins mesmo com vazamento das questões!

Aí é ruim demais!

Dois pesos e duas medidas. O que é público e não funciona ninguém vê. Já o privado...é o boi de piranha dos ralos...

E os cursos universitários à distância, qual seria a avaliação do ENADE? Estariam todos aprovados?

Bem, dinheiro pouco do contribuinte para os ralos é mera bobagem, visto que o Senado acaba de aprovar as verbas do FGTS para os custos da copa mundial de futebol. Será que é isso mesmo?

Quando penso que já ouvimos de tudo...vem uma nova notícia e pumba! É como bola na rede, sempre surpreende.

E faz com que esqueçamos, ou que nem percebamos , os nossos tantos gols contra...