Mundo da Fantasia
Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem ser o que não são. William Shakespeare
Quem levanta uma bandeira – seja ela religiosa, política, ambiental... – tem uma responsabilidade muito maior quanto a seus próprios atos.
Quem levanta uma bandeira, deve fazer-se de exemplo vivo daquilo que fala e defende!
Triste quando percebemos a hipocrisia e a demagogia mascaradas em falsas bandeiras.
Escrevo esse texto - que pode muito bem se aplicar a várias “bandeiras” – como forma de expressar minha indignação pessoal quanto ao “Marketing Ambiental” forjado apenas para vender melhor marcas e produtos...
Vemos muitas propagandas bonitas por parte de empresas, escolas e outras instituições... mas além das belas fotos com crianças sorridentes plantando mudas de árvores, quantas ações REAIS são de fato praticadas??????
A placa gigante na frente da escola ligada à uma instituição religiosa diz: “Cuidar do Planeta é Sagrado”.
O outdoor no vidro traseiro do ônibus da mesma escola informa: “Educamos para a Sustentabilidade”.
A escola a que me refiro é dirigida por uma freira, e aí é inevitável não lembrar do lema da campanha da fraternidade deste ano: “A criação geme em dores de parto”.
No entanto, a direção desta escola está ocupada demais para atender qualquer pessoa/profissional que deseje apresentar uma proposta de trabalho ligado à Educação Ambiental... a direção simplesmente manda a secretária ligar e desmarcar compromissos pré-agendados.
“Educação Ambiental” não tem espaço na agenda pessoal da nobre irmã - diretora desta escola...
E é aí que lembro da música do Skanki:
“Eu fiquei indignado... ele ficou indignado... a massa indignada... A nossa indignação é uma mosca sem asas, que não ultrapassa as janelas de nossas casas...”
Enquanto nossa indignação ficar restrita às nossas paredes, continuaremos a viver no mundo da fantasia, onde alguns FINGEM que são ou que fazem... e a gente finge que acredita...