PROPAGANDA ENGANOSA

O exemplo mais impressionante de propaganda enganosa, no século XX, foi a propaganda do regime nazista. Uma enganação e uma imbecilização total de um povo. E não era um povo ignorante! O povo alemão. Uma vez terminada a II Guerra Mundial, com Hitler morto, o povo alemão se reestruturou e, criticamente, estabeleceu em suas leis a precaução perante as propagandas falsificadoras e manipuladoras. Por isto, durante décadas, a Alemanha se defendeu da múltipla e ilimitada propaganda em sua mídia. Os cidadãos preferiam pagar mensalidades para manter a TV e rádios, em vez de serem todos os dias manipulados por ¨n¨ publicidades enganosas. Não tenho certeza como estão as coisas por lá agora. Mas, com certeza, a memória da propaganda enganosa ainda é fiscalizada naquele país.

A precaução perante a propaganda enganosa deve ser um cuidado em todos os países, e não só em relação aos produtos materiais, mas também em relação às ideologias, às religiões e às falácias dos discursos políticos. Neste sentido, no Brasil, ninguém poderá ser tão ingênuo que não se sinta diariamente assoberbado por uma avalanche de publicidades enganosas, ou, ao menos falaciosas. Nestas propagandas, se o cidadão não possui espírito crítico, e muitos brasileiros não possuem o mínimo de capacidade crítica, eleé transformado num imbecil. Pois vejam, há poucos dias alguns políticos advertiram que era necessário um inquérito em relação à telefonia móvel em Pernambuco. Por experiência pessoal devo dizer que este inquérito não é necessário apenas para a telefonia móvel, ele também é necessário para a telefonia fixa e os provedores da internet. Chega a ser um acinte vergonhoso o que se anuncia na Mídia para instalação de bandalarga, internet, etc. Para não ser mais roubado nas contas de telefone móvel tive que optar exclusivamente pelo telefone pré-pago. O telefone fixo, com internet, simplesmente cancelei, pois as contas vinham absurdas. Uma destas empresas provedoras, perfeitas na propaganda da TV, após tê-lo cancelado e reclamado das contas, teve o desplante de, depois de alguns meses,reativaram os serviços, alegando que eu tinha pago demais e davam agora mais dois meses de graça. Um absurdo.

Depois de alguns meses sem telefone fixo e sem internet, após a bela publicidade de outra empresa, confiei na possível honestidade desta empresa, e, em começos de outubrop.p., solicitei novamente linha telefônica e internet velox. Prometeram em sete dias instalar a solicitação. Mas, surpreendam-se, somente depois de duas semanas, após muito stress e telefonemas, vieram instalar o telefone. A internet, mesmo com promessas diárias após insistentes telefonemas, não chegaram a instalá-la, e já se passou um mês desde asolicitação. Todos os dias diziam que dentro de 24 horas o técnico viria. Pura mentira, técnico fantasma. Decidi, assim, cancelar os serviços solicitados, embora a conta do serviço não prestado já tenha chegado. Mas o atendimento da empresa não conseguiu fazer o cancelamento. Fui à Loja daEmpresa, na Rua do Hospicio-Recife, lá os explorados estagiários atendentes também não conseguiram cancelar a linha. Nem adianta o cidadão humilhado, enganado apelar para Procon, para causas especiais, para polícia, para a o Ministério Público. E a ANATEL, que deveria fiscalizar! Será que ali correm propinas para fazer concessões a empresas sem a mínima qualificação e o respeito para com o cidadão. Só pode! É tudo um stress, uma enganação.

Inácio Strieder é professor de filosofia- Recife-PE.