MANIFESTO CONTRA A AUTO-IMAGEM NEGATIVA DO POVO BRASILEIRO.
MANIFESTO CONTRA A AUTO IMAGEM NEGATIVA DO POVO BRASILEIRO!
Deixem de ser antipatriotas e parem de dizer que o Brasil não presta. Entendam uma coisa: existe uma lei das compensações! Enquanto o Japão realizava um tremendo avanço tecnlógico a Índia promovia a revolução espiritual e os EUA expadiam a sua economia e poderio militar rompendo todas as fronteiras, inclusive as do bom senso.
Porém, o povo japonês é muito sistemático e sisudo, eles são sérios demais e trabalham muito a vida inteira. Os indianos, por sua vez, despertaram para a necessidade de uma vida mais digna e deixaram um pouco de lado o êxtase epiritual banhando naquele rio de esgoto, saindo do lixo e da pobreza repare como eles estão progredindo. Já os yanques estão seguindo os passos dos grandes impérios do passado, que após dominarem o mundo não podiam mais crescer, perdendo o rumo e a motivação, pois já não tinham com quem rivalizar nem nada mais para conquistar, vindo a se autodestriur num processo de entropia.
Contudo, são históricos o nosso comodismo e a nossa falta de orgulho e patriotismo, muitos só exergam o país da malandragem como arte, dos políticos corruptos, da má distribuição da renda e, principalmente, o país do futebol e do carnaval o ano inteiro.
Mas, não! Somos muito mais que isso. Somos batalhadores, fazemos o máximo com o mínimo de recursos que temos, um povo alegre e feliz, ninguém tem o nosso carisma e calor humano, um país continente de clima agradável e tropical que nos convida para o deleite e o desfrute das coisas boas da vida.
Temos um povo jovem que vem despertando cada vez mais para a luta pela justiça socioeconômica e isto significa tão somente uma grande mudança cultural, pois se antigamente não tinhamos acesso às informações, hoje temos acesso quase que instantâneo, porém falta para a maioria da população o devido senso crítico para transformar essas informações em conhecimento e poder.
É oportuno ressaltar-se que o nosso lado humano que promove a cultura de paz e de harmonia sempre se sobressai, repare com somos fortes nos esportes em equipe, somos referências mundiais na diplomacia e na hospitalidade.
Portanto, não podemos permitir mais que os constantes escândalos do mundo político contaminem a nossa auto-imagem de cidadãos brasileiros dignos, trabalhadores e felizes, tampouco, podemos deixar que as riquezas da nação continuem sendo usurpadas por alguns poucos e malditos "latifundiários", pois elas precisam gerar multiplos valores para todos!
O nosso maior engano possível é ter esta auto-imagem muito negativa, o nosso maior erro é aceitar que o câncer da corrupção faça parte dos destinos do Brasil real, o nosso mal é aceitar o fato de que aqui nada funciona, e que somos apenas o país do carnaval e do futebol o ano inteiro.
Necessário se faz, contudo, reconhecermos que a nossa democracia está cheia de equívocos, que a nossa "Constituição Cidadã" contempla um Brasil ideal, porém, muito distante do Brasil real, pois a nossa carta magna, de fato, não possui uma aplicabilidade adequada para fomentar a cidadania plena.
A verdade é que interesses escusos norteiam a política brasileira, e desta forma, o egoísmo e o descaso dos governantes tornam violenta a máquina do estado, porque os professores e os médicos não estão facilmente acessíveis, mas a polícia sempre está (é o órgão mais acessível); porque a má distribuição da renda e a baixa escolaridade dão tratamento às pessoas como cidadãos de 2ª classe; porque ensinam que o povo tem apenas o poder do voto para partipicipar da nossa democracia. Isto é uma violência e, historicamente, a maioria a aceita passivamente.
Outros, por sua vez, se contentam apenas em se defenderem com um pessimismo rançoso, bradando aos quatro ventos o quanto odeiam o nosso país, por fim, disseminando uma auto-imagem extremamente negativa, que em nada ajuda.
Afortunadamente, uma pequena minoria reconhece a verdadeira face do Brasil real, um país que fala um idioma que já não é mais o português propriamente dito, que apesar das dificuldades é uma nação abençoada por uma natureza sempre grávida de prazeres, com um povo amigo, trabalhor e alegre.
Apesar deste imenso contraste, desta imensa dívida social que possuímos, a nossa geração vem despertando cada vez mais para a luta pela justiça socioeconômica e isto significa, tão somente, o início de uma grande mudança cultural, em nome da conquista da nossa cidadania plena.
Estas devem ser as nossas lutas diárias: combater a corrupção, diminuir as desigualdades sociais e promover a valorização e a ampliação de tudo o que temos de bom no país, em benefício de todos, do povo para o povo, e a construção de uma auto-imagem positiva é o primeiro passo, pois, ela é o filtro que possuímos diante da realidade que nos cerca, consequentemente, ela afeta a maneira como nos relacionamos conosco e com o resto do mundo. Digo, e repito, que o tempo futuro do país do futuro começa agora!