A propaganda influencia ou é influenciada?
A propaganda é um grande meio de influência direta no mundo contemporâneo, pois a partir de suas campanhas inteligentes, repetitivas e estratégicas elas podem persuadir o receptor a consumir, aceitar ideologias e a concordar com certos tipos de opiniões através da mídia, porém em certos casos o divulgador da propaganda pode ter sido afetado por ela mesma logo a propaganda influência, mas também pode ter sido influenciada.
No antigo estado Romano existia relatos da utilização da propaganda, mas só no século XVII que a Igreja Católica introduziu o termo “propaganda”. Este acontecimento na história da humanidade ocorreu quando o papa Gregório XV criou a Sagrada Congregação Católica Romana para a Propagação da Fé ou “sacra congregatio christiano nomini propaganda”. Sendo utilizada como instrumento de propagação e conservação da fé além de ser empregada para conversão de povos pagãos. Na primeira os Estados Unidos utilizaram a propaganda para influenciar a opinião pública a ter desejo à entrada de seu país na guerra contra a Alemanha, em apenas seis meses os nortes- americanos tiveram um imenso repúdio ao povo alemão tendo sucesso no seu objetivo. Observando o grande êxito na primeira guerra mundial os países utilizaram fortemente a propaganda principalmente a Alemanha Nazista do ditador Adolf Hitler, junto com seu ministro de comunicação Joseph Goebbel tendo como alvo que a mensagem nazista fosse transmitida com sucesso através da arte, da música, do teatro, de filmes, livros, estações de rádio, materiais escolares e imprensa. Acabou influenciando quase toda população alemã não judia a acreditar nas ideias nazistas.
A propaganda publicitária está na mesma corrente só que para induzir ao receptor a comprar, consumir aquele produto anunciado, utilizando principalmente a mídia. Um exemplo na história ocorreu em 1931, antes o Papai Noel tinha uma cor verde na sua roupa com detalhes prateados ou brancos só que a Coca- Cola realizou uma enorme campanha publicitária vestindo Papai Noel como o modo de Thomas Nast (criador da roupagem vermelha e branca) sendo a cor a mesma do seu rótulo tendo como o proposito promover o consumo da Coca-Cola no inverno, tal campanha teve tanto êxito que o Papai Noel que conhecemos ainda conserva as cores desta campanha.
Só que em alguns casos o anunciante foi persuadido por outro emissor, como das religiões cristãs, que ao aceitarem as lições de Jesus Cristo, os praticantes são induzidos pelo seu líder utilizando como fonte a bíblia a propagar a mensagem para outras pessoas e assim sucessivamente. Ficando claro que a propaganda também é influenciada de forma direta.
A propaganda é um grande meio de influência no mundo, sendo utilizada para vários objetivos e funcionalidades, usada para o bem estar da população ou apenas para o proveito próprio, mas também o divulgador pode ter sido influenciado.