O vendedor de frutas que resolveu semear sonhos 
 

 
Imagem: Michel Araújo



 
     Em 1998, o comerciante Manuel da Silva Filho, 60, o Manelão, criou o Centro de Apoio Nossa Turma, trazendo esperança às famílias que viam pouca ou nenhuma perspectiva de futuro para seus filhos. Através da inclusão social resgatou a infância dessas crianças e trouxe a cidadania para as famílias que viviam na comunidade próxima à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - CEAGESP. Mas, somente em 2 de maio de 2001 foi reconhecido pelos órgãos competentes como Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma.
 
    A equipe atualmente é formada por educadores, auxiliares de classe, coordenadoras educacionais e pedagógicas, auxiliares administrativos, copeiras, auxiliares de limpeza, fonoaudióloga, psicóloga, treinador de esportes, professoras de artes, educadora ambiental, coordenador ambiental, vigilantes, lavadeira e professor de alfabetização. Há também um grupo de voluntários que completam esta equipe. Os educadores promovem trabalhos de desenvolvimento da coordenação motora e de alfabetização, levando em consideração a idade de cada grupo.
 
     As atividades, que giram em torno de lazer educativo, recreação, convivência e atividades terapêuticas, envolvem uma horta onde ensinam educação ambiental às crianças e oferecem cursos de capacitação profissional de jardinagem e paisagismo aos jovens e adultos; escolinha de futebol; oficina de artes; laboratório de informática, promovendo inclusão digital; aulas de reforço escolar para alunos com dificuldades; fonoaudiologia e acompanhamento psicológico gratuito às crianças e adolescentes com dificuldades específicas.
 
     A Comunidade com Qualidade é um programa da Nossa Turma, onde as mães das crianças freqüentam cursos que abrem novas perspectivas de geração de renda, trazendo informações essenciais sobre higiene, saúde, beleza, aproveitamento de alimentos; bordado e costura, confecção de caixas, entre outros. Muitos moradores da comunidade participam de cursos de alfabetização de adultos e inclusão digital.
 
      A Nossa Turma, que é uma instituição sem fins lucrativos, não existiria sem as doações que recebe. Hoje, muitas pessoas e empresas mantêm o projeto. A Ceagesp e os comerciantes do entreposto da capital contribuem mensalmente. Além das doações e patrocínios, parcerias como a Fundação Abrinq,  também são fundamentais.



Mais informações: http://www.ceagesp.gov.br/social/nossaturma/ 

 
Confira também a entrevista com Manelão, presidente da Nossa Turma em: http://www.michelaraujo.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3304369