TARDIN EM ITURAMA
Povoou meus pensamentos nesta manhã uma passagem ocorrida com o amigo Wallace Tardim que que tem o hábito de correr e não deixou até hoje de tal costume decorridos bem uns vinte anos desde os tempos em que trabalhávamos la no o centro de Operações de Bombeiros na Praça da Liberdade . Alias eu ainda eventualmente o vejo no seu "tropel " por uma das avenidas de perto de casa e o saúdo, absorvendo o longo período que o Cooper o acompanha. Não sei se participou de maratonas por nossa afinidade ser a de companheiros de caserna, nada além disso.
O caso e que tendo ele feito o curso de oficial que lhe deu novo destino na vida profissional, foi enviado a contragosto para uma distante cidade do TRIANGULO MINEIRO na condição de Tenente da Polícia Militar. lugar onde a prosperidade era visível e o povo hospitaleiro. Contudo não era sua a escolha, já que queria ficar na capital levando a vida que levava, sem se aventurar a um lugar distante milhas de sua casa e de sua mãe além uma rotina que não desejava mudar.
Mas diligente, arrumou a tralha e foi, na certeza de que não queria envelhecer por lá e ficaria atento na tentativa de voltar na primeira oportunidade. Tanto que falou para a mãe não deixar que o irmão tivesse qualquer contato com seu quarto que deveria estar como o deixou e que em breve estaria de volta.
Decorridos um ano e meio, e já ficando evidente a situação de retorno, com a concordância de seus Superiores, passou a familiarizar-se com a ideia de voltar a capital e tinha prazo para isso:
bastava apresentar em seu lugar outro na condição em chegara antes. Coisa de um mês.
Foi aí que ele, na contramão dessa ansiedade, ao voltar de uma corrida por uma estrada viu numa agitação dois fortes e ameaçadores meliantes que haviam cometido um furto e saudáveis escaparam por um pasto, na confiante certeza de que não seriam perseguidos pela gente do lugar. Mas o tenente Tardin não era necessariamente gente do lugar. Esse detalhe passou despercebidos pelos dois infames que arrumaram um problema por isso. Alias um grande problema com que gosta de uma corrida.
Sem pestanejar, o não menos saudável tenente pulou a cerca de arame farpado que seria um difícil obstáculo e pouco se importando com a dianteira dos ladrões iniciou uma perseguição que aos olhos dos que o acompanhavam e alguns que corriam ficando para trás, não seria possível alcança-los.
Ledo engano. O corredor incansável, em cerca de um km e meio superou os ladrões que em estranha audácia resolveram agredi-lo, mais um desconhecimento destes quanto a habilidade do tenente que exercitou ataque e defesa causando espanto e acovardamento deles facilitando a rendição facilitada com outros que logo vieram em auxilio tornado a ambos presos pelo tenente. num sucesso total na captura, o que aumentou a satisfação da gente do lugar cansados de tanta violência.
Ai é que estava o problema. O prefeito lhe prepara uma recepção e ao saber de sua intenção de voltar para a capital fez uma manobra que lhe custou mais um ano na cidade. Na verdade, isso não lhe atrasou em nada a vida profissional, dai que hoje ele está novamente vivendo a vidinha de sempre e na bagagem uma passagem sobre como foi personagem no livro da historia de uma cidade distante no TRIÂNGULO MINEIRO chamada ITURAMA.