Brasil: Pátria sem Patriotas
Quando se pensa em Brasil, se pensa em grandeza, em futebol e carnaval, em florestas e índios. A rica cultura brasileira é realmente digna de admiração, mas muitos brasileiros não vêm o Brasil como uma Pátria especial.
A falta de patriotismo é um dos grandes problemas do país. Para os brasileiros, a grama do vizinho é sempre mais verde. Imitamos outros países em sua cultura, no sistema político, no capitalismo, na produção industrial. Damos mais valor ao investimento dos outros países do que ao nosso próprio povo.
Um exemplo disso é o desmatamento. Muitas das árvores retiradas do Amazonas são exportadas, sem que levemos em consideração os danos que a extração dessas árvores gera no nosso meio ambiente e nem mesmo as condições de vida dos índios brasileiros e outros habitantes da área.
Outro ponto que deve ser considerado a esse respeito é o de que o Brasil fornece certas regalias às indústrias multinacionais, fazendo com que elas paguem menos impostos e dando preferência às suas produções no mercado. Isso faz com que as empresas brasileiras sejam esmagadas pela concorrência.
As injustiças ainda vão muito além: a corrupção no governo também é um fator prejudicial de presença notável no país. A desigualdade social domina a nação.
Há algum tempo atrás, um apresentador de TV – cujo nome aqui não citaremos – postou em seu Blog um texto revoltado sobre a violência no país. A causa de sua grande revolta foi um assalto onde um morador da periferia lhe roubara seu caríssimo relógio importado. Um leitor e porta voz da classe pobre rebateu o texto, argumentando que o dinheiro do relógio roubado seria utilizado para o sustento de toda uma família.
A baixa renda não justifica o uso de violência, mas é um fato contribuinte. Se o assaltante fosse um cidadão justamente assalariado, não seria um assaltante, não teria de cometer crimes para garantir a sobrevivência dele e de sua família.
Além disso, crimes muito maiores são cometidos a todo o momento no governo e ninguém reclama, ninguém se manifesta, ninguém vai preso e nenhuma justiça é feita.
O brasileiro vive dizendo que o mundo precisa melhorar. Por que não começamos a faxina em nossa própria casa? Podemos iniciar a mudança aumentando o nosso patriotismo, dando mais valor ao que é nosso, deixando de ser egoístas e exigindo justiça.
Não basta esperar que uma solução caia do céu: devemos lutar para que a justiça seja realmente executada.
Obs.: Perdoem minha ausência. Estou de volta.