Por que lemos tão pouco?
Não é novidade para ninguém que grande parte dos brasileiros não gosta de lê, uma pesquisa á alguns anos atrás mostrava que em média o brasileiro não chegava a ler dois livros por ano, enquanto essa mesma média em outros países chegava a sete. Resolvi pesquisar um pouquinho só sobre isso, tanto na mídia quanto perguntando a pessoas que eu conheço que quase não lêem, se tratando das pessoas a grande maioria respondeu que realmente não gosta, mas em geral os três principais motivos foram...
- Falta de costume/hábito
E ai me pergunto, como fazermos para acostumar-se com algo? Começando, praticando, só assim para conseguir “acostumar”, nos acostumamos em assistir televisão, em ir para academia, usar internet, sair para beber e conversar, trabalhar e tantas outras coisas, e com certeza todos esses costumes começaram com a prática, logo isso não passa de uma desculpa.
- Meus pais nunca incentivaram a leitura e nem na escola
Ok, isso é um grande erro mesmo, toda família deveria incentivar as crianças a lerem, minha mãe sempre me incentivou nisso, dava livrinhos para eu ler e depois me perguntava sobre a história, dava até medo, parecia prova rs... mas isso realmente me ajudou a tomar gosto pelo hábito da leitura. Nas escolas também deveria ter aulas de leitura (algumas escolas tem) e leituras obrigatórias, (se bem que com a atual globalização da internet, existe resumo de qualquer livro). Enfim tudo isso realmente faz falta, mas nada impede de “correr atrás do tempo perdido” está sempre em tempo de começar a ler, lógico que a base familiar e da escola faz falta, mas o interesse principal deve ser nosso. Então insistir nisso é desculpa.
- Livros são muito caros.
Realmente a grande maioria dos livros tem um valor alto principalmente para o padrão econômico do brasileiro, mas muito disso se deve ao fato da procura ser muito baixa, afinal para as editoras e escritores obterem lucros precisam vender muitos livros a um preço “acessível” ou poucos com um valor mais alto. Lógico que existem suas exceções, livros que realmente vão ser sempre “caros” seja pelo assunto mais difícil de ser encontrado, ou mesmo pelo autor ser muito renomado, mas seguindo pela lógica do início, é provável que se o brasileiro aumentasse a busca por livros, aumentaria a concorrência e logo teria uma gradativa queda de preços. Mas não é necessário esperar por isso, hoje em dia já existem diversos “sebos”, que para quem não conhece, são espécies de livrarias, só que ao invés de venderem livros novos, trabalham com usados e boa parte dos sebos, além de venderem, fazem trocas também, ou seja, você compra um livro, lê, e depois pode usar como “parte de pagamento” para a próxima compra.
E além disso existem diversas bibliotecas, tanto as municipais, estaduais, como as de muitas universidades que são abertas ao público.
Então mais uma vez notamos o uso do "desculpismo", aliás vicio esse que utilizamos cada vez mais, ninguém está aqui para dizer que os políticos e governos em geral não tem culpa na falta de gosto pela leitura ou mesmo na falta de cultura em geral do país, sabemos sim que eles tem uma grande parcela, mas ficar na inércia dizendo que é culpa do governo, não ajuda em nada, mas infelizmente é o que a maioria das pessoas fazem, afinal é mais fácil culpar alguém e nos isentar. Mas ficar esperando o próximo também é somente mais uma desculpa.
Vemos direto, tantas iniciativas de pessoas simples montando bibliotecas nas suas casas, ou grupos teatrais, oficinas culturais... enfim entrando em ação!
E então qual vai ser a desculpa agora?