"BARRADOS NO BAILE" - Riscar pessoas é a solução???
Existem coisas que simplesmente NÃO pertencem a ninguém! Associações não tem dono, Ong’s não tem dono, partidos políticos não tem dono (ou pelo menos não deveriam ter...), conferências não tem dono, movimentos sociais não tem dono, e assim por diante.
Se a pessoa deseja ser proprietária de alguma coisa, então abra uma empresa! Porque uma associação, uma Ong, etc; terá um Presidente por um tempo determinado, e depois OUTRO deverá sucedê-lo. Da mesma forma, não havendo propriedade exclusiva de ninguém em tais movimentos, TODOS têm o direito de participar.
Esse texto é apenas um desabafo. Em um movimento voltado para a questão ambiental em um determinado município deste imenso Brasil, uma das organizadoras (achando-se “dona”) resolveu barrar a participação de duas pessoas, simplesmente riscando seus nomes da lista de presença, que é um documento oficial, visto que a mesma é colada no livro Ata.
“Olha, essas duas aqui que eu risquei e você não convida mais para as reuniões, tá? Não envie e-mail nem nada...”
Totalmente incrédula, questionei: “Por quê??????”
“Porque elas são oposição”, foi a resposta.
Gostaria de saber, oposição a quem? Afinal, o movimento em questão NÃO é político – ou pelo menos NÃO deveria ser!
Gostaria de deixar esta reflexão - riscar pessoas é a solução????? Não seria melhor aprendermos a lidar com divergências de opiniões?? Onde está a ética nos relacionamentos???
Além disso tudo, riscar um documento oficial é adulterar informações. Quem de nós gostaria de saber que após participarmos de uma reunião e assinar uma lista de presença, teremos nosso e-mail de contato simplesmente riscado??
Deixo aqui minha revolta e indignação...