Dia do Maçom - Maçonaria
Hoje comemoramos o dia do maçon, evidenciando as nossas responsabilidades, perante a Ordem. Ressaltamos o nosso compromisso e deveres na preservação da nossa máxima, “A Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade”, fazendo mister a salvaguarda das Instituições, desde a menor à de maior relevância, ou seja, desde o poder menor ao maior. Observando ainda o valor da instituição família como base a todas as outras.
Se a Maçonaria notar a desvirtuação destes poderes, que venham a diminuir os direitos dos cidadãos, e os valores Pátrios, a mesma Ordem com certeza estará de pé, para corroborar na colocação do carro nos devidos trilhos. Por isso muitos dizem “Não fazemos o cálculo do valor e da importância dos nossos deveres”. Estando vigilantes e operantes a qualquer insinuação de desleixos dos valores pátrios, certamente a Maçonaria estará atenta aos seus preceitos e obrigações.
Maçons, desde os pequenos rincões às Metrópoles, estarão reunidos, na salvaguarda do bem estar social. Certamente farão sua atuação, sem fazer ostentação do trabalho realizado, corroborando com a frase bíblica, “a mão direita não precisa saber o que a esquerda realizou”.
As assembléias acontecem, onde considero uma eterna escola de aprendizado, imprimido pela sua rica ritualística, que somente é mais evidenciado naqueles que entraram para a Maçonaria e esta entrou neles, excluindo, portanto aqueles que simplesmente foram iniciados, mas não assimilaram o ensinamento, parodiando a frase “entrou para a Maçonaria, mas a Maçonaria não entrou nele”
Trabalhar sim para a sociedade é o nosso dever, porem hoje vejo a necessidade de a Ordem maçônica voltar um pouco suas atenções, para o elemento chave que a compõe, que é o Maçon. Vejo as Lojas muito preocupadas com arrecadações de fundos para suas obras de benemerência, atuações políticas, assuntos do município, do estado e do pais, oxalá vejo a despreocupação com o elemento chave “O Maçon”, até os aniversários estão sendo esquecidos. No meu entendimento, para uma Maçonaria forte, há de haver maçons fortes. Não esquecendo também que a nossa fortaleza não esta no eu material e sim no Eu espiritual, onde fazemos a observação da importância de Deus, o GADU, em nossas vidas. Valendo ainda lembrar que todos pretendem ser amados, ser reconhecidos, ser úteis, ser elogiados e ser livres.
Há uma frase que diz: "Se recente de amor, passe a amar, que este acontecera", entretanto para estas cinco aspirações humanas acontecerem se faz necessário passarmos a amar mais e mais como disse Jesus, "Ama o teu próximo como a ti mesmo".
Ir José Pedroso
Frutal/MG, aos 20 de agosto de 2011