E AS LEIS SÃO FEITAS PARA QUEM???

Dizem que o Brasil é o país que possui uma das legislações mais bem elaboradas no mundo. Que possui os melhores projetos de educação e saúde também.Aí eu fico pensando, onde fica esse gargalo entre as lei e o cumprimento delas?

Acredito que na forma como elas são elaboradas e como entram em prática.

Agora nos deparamos com mais uma pérola dessas invenções nacionais.Resolveram colocar um freio na profissão dos motoboys, até aí tudo bem, afinal são eles as maiores vítimas em um trânsito caótico, desumano e mal educado, como o nosso.

Diz a nova lei que para seguir a profissão de motoboy há que se fazer um curso adicional que aqui em minha cidade, custa $130,00( cento e trinta reais),além de todo um dispositivo para a sua segurança e a dos demais.

O que me causa estranheza é a obrigatoriedade para que o profissional possua dois anos de carteira de habilitação. Aí eu fico pensando: qual o tempo ideal de habilitação para que haja responsabilidade no trânsito???

Ora, se o profissional vai pagar caro, por um cursinho de preparação, e por um equipamento de segurança, por que essa absurda colocação de dois anos para o exercício dessa função?Conheço alguns profissionais, que não possuem o tal tempo estipulado pela nova lei, mas que trabalham HONESTAMENTE, na função de motoboys.Um deles, inclusive é arrimo de família, posto que seu pai morreu ha cerca de dois meses.Eles não vão mais poder trabalhar, porque não atendem ao tal requisito de dois anos. Como se isso não bastasse, em algumas cidades a lei nem vai vigorar, porque não ha uma instituição que assuma o tal treinamento, em outras, como aqui na nossa cidade, não ha placas vermelhas ainda, não ha faixas reflexivas para se comprar e mais uma série de coisinhas que dentro do país impedem a regulamentação de todos.Aí começam as brechas no cumprimento das leis.

Outra reflexão que eu faço, quanto ao tal tempo de carteira, está no sentido de que, motoristas em geral, não são definidos por tempo de carteira e sim pela competência em manobrar seus veículos no dia -a-dia.Há algum tempo atrás, vimos um deputado do Paraná, degolar dois meninos em um acidente de trânsito onde ele estava além de alcoolizado, em uma velocidade que não é permitida nem nas nossas estradas, sem contar que ele já havia perdido o direito de dirigir por excesso de multas durante alguns anos. Outro caso que tomou a mídia é do senador da república que foi pego numa blitz, conduzindo seu carro com sinais de embriaguez e com OS DOCUMENTOS PESSOAIS VENCIDOS, além de serem ambos legisladores que não cumprem as leis, já tinham suas habilitações ha vários anos, ou seja, não é o tempo de habilitação que faz das pessoas motoristas ou motoboys responsáveis.

Outros casos nos mostram que as leis aqui no Brasil , "pegam" e "não pegam" como se fossem doenças contagiosas.

Podemos nos lembrar de casos bizarros, tais como a obrigatoriedade de se usar nos veículos os tais estojos de pronto socorro, que de repente,deixam de ser obrigatórios.

Essa galera que faz legislação de trânsito, me parece, ficam por lá, arrumando alguma coisa para dificultar mais ainda a vida do cidadão.

Só que nem tomam conta do que já existe:é proibido transitar com veículos pesados em determinados pontos da cidade, mas eles transitam.É proibido´utilizar veículos em mal estado de conservação, mas eles estão por ai, circulando, é proibido parar em cima da faixa de pedestres, mas param;é proibido vender bebida alcoólica na beira da estrada, mas vendem na maior cara de pau, é proibido dirigir acima da velocidade permitida e vemos os carrões matando por aí ha mais de 100 kms por hora em perímetro urbano, é proibido dirigir embriagado, mas dirigem!!!!Mas, em vez de fiscalizarem isso, eles inventam mais leis e questiúnculas para fazerem fumaça nos olhos de todos.

Não sou contra as novas leis, sou contra o despreparo por parte de estabelecimentos que formam esses cidadãos a ponto de terem que pagar R$ 130,00 para aprenderem o que deveriam ter aprendido antes de conseguirem a habilitação.

País mais confuso esse nosso,onde estar na base governista é bom, quando podem desviar as verbas la no Ministério dos Transportes, mas que fica ruim, virando oposição, depois que são desligados por corrupção , roubo e desvio, valha-me Deus!!!

PS.Atualizando a informação.Hoje, 5 de Agosto de 2011, o Denatran , comunica à Setra, Secretaria de Transportes de Juiz de Fora, a suspensão da blitz educativa para os que dirigem motos, até agosto de 2012.Acredito que alguém pensante por lá, viu a enorme bobagem que andam fazendo.Mas, podem ter certeza, alguém vai chiar, porque muita gente já havia e adequado às tais regras e gasto um bom dinheirinho para isso.Menos mal.Venceu o bom senso.