ASSÉDIO MORAL

O Brasil país colonizado já surgiu humilhando e torturando os subordinados, foi assim com o índio logo depois com o negro e os imigrantes assalariados que aqui entraram, e essa prática continua com uma nomeclatura nova: assédio moral.

Assédio moral é um ato de subordinação humilhante, um atentado a dignidade do trabalhador na qual o superior expõe seus funcionários a situações constragedoras repetidas vezes .

Nas situações de assédio moral o subordinado é hostilizado pelo chefe, ou isolado do grupo, menosprezado e ridicularizado muitas vezes na tentativa de obrigar o funcionário a pedir demissão.

Para identificar a situação de assédio moral é fácil, comportamentos de chefes autoritários demonstram , pois eles agem assim: exigem tarefas inúteis e absurdas apenas para chamar o funcionário de incompetente, desmoraliza o funcionários para o grupo para promover o isolamento do mesmo, rebaixa o funcionário transferindo-o para outros setores, rebaixa as idéias do funcionário ou mesmo se apropria delas como se fossem suas, ignora o subalterno, esconde informações, faz críticas constantemente sobre incapacidade ridicularizando os esforços deste frente a outros e invade a vida privada do funcionário como se isso fosse da sua conta.

É sério o problema, e é de responsabilidade da sociedade e da justiça resolver, pois isso provoca problemas de saúde física e psicológica no funcionário oprimido como problemas de presssão, gastro intestinal crônica e enxaqueca além de baixa auto- estima e em pessoas mais frágeis leva ao suicídio.

Carmem Lacerda
Enviado por Carmem Lacerda em 31/07/2011
Código do texto: T3131092