A explosão demográfica: causas e consequências no mundo

A explosão demográfica: causas e consequências no mundo

Com base nas teorias de Malthusianismo e Neomalthusianismo e Reformismo tentarei, explicar alguns dos fatores relacionados ao aumento populacional desordenado e quais as consequências para o planeta terra, sabemos que no mundo existir aproximadamente 6 bilhões de seres humanos que respiram o mesmo ar e compartilham o mesmo habitar e sendo a cada minuto uma nova vida está vindo ao mundo e com certeza necessitará de todos recursos naturais, que um ser humano precisa para sobrevive como água , alimento e moradia .

Mais em alguns países muitos pessoas sofrem com miséria, pois isto está relacionado principalmente a gravidez na adolescência, pois muitas jovens podem até estar informadas, mas na hora não se preveni e a gravidez prematura acontece, outro fator de crescimento populacional são as imigrações que ocorrem no país. Geralmente quem opta para viver em um país está à procura de emprego. Mais “segundo a teoria de Malthusianismo” a ideia de que a população mundial cresceria em uma projeção geométrica e os alimentos em projeção aritmética. Segundo ele a solução para evitar epidemias, guerras e outras catástrofes é a criação de programas de abstinência sexual para os membros das camadas menos favorecidas da sociedade A sugestão mais normal seria de retardar o casamento, prática da castidade antes do casamento, ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar.

Mas no pensamento de Neomalthusianismo relação ao crescimento demográfico, originando a teoria neomalthusiana. Segundo essa linha de pensamento, a fome, a pobreza e a miséria se dão pela existência de uma população numerosa.

Sugerindo como solução para o fim da pobreza, o controle demográfico. A teoria neomalthusiana sugere que os gastos feitos com uma população crescente impedem o crescimento econômico e a possibilidade de uma melhoria global da situação de vida e da renda per capita das nações pobres. Enquanto que o Reformista ao contrário da Neomalthusiano, afirma que a superpopulação é consequência e não causa do subdesenvolvimento.

Em países desenvolvidos, onde há melhor qualidade de vida, ocorre maior controle de natalidade. Em países subdesenvolvidos onde não há grandes investimentos em educação, as pessoas acabam não tendo consciência das determinações econômicas e não se preocupam em gerar menos filhos. Devido a isso, os reformistas propõem reformas nos investimentos, para que haja equilíbrio da educação nesses países.

Com isso podemos concluir que, se há fome no mundo e no Brasil hoje, isso não se deve a falta de alimentos ou ao excesso de pessoas, mas a má distribuição e destinação dos mesmos. Pois se houvesse controle tanto de natalidade, quanto na distribuição e desperdício de alimentos o mundo não estaria passando por pobreza e nem sofrimento mais estaríamos com certeza vivendo muito melhor.

Karoline Castro da Silva (Karol Castro)
Enviado por Karoline Castro da Silva (Karol Castro) em 30/07/2011
Reeditado em 21/04/2018
Código do texto: T3128897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.