"Pescar É PRECISO"
Segundo o dicionário de língua portuguesa pescar significa apanhar algo com rede, anzol ou isca. A palavra também nos oferece outros significados como tomar, colher, agarrar, compreender, entender, conhecer e saber. Enfim todos os sentidos da palavra nos levam a objetivos concretos que podemos aplicar no serviço social.
Todos nós temos como função contribuir para uma igualdade social, política e econômica. Todos nós Conhecemos bem a realidade de nosso país, onde temos colhido frutos de uma má educação que foi implantada no passado e continua sendo validada nos dias atuais, onde também temos sido vitimas de uma má administração política e econômica onde os políticos pensam em lucros imediatos para sua vida pessoal através de cobranças abusivas de impostos e de desvios de dinheiro de toda parte desestruturando um país que poderia ter uma qualidade de vida excepcional e invejável. Nossos políticos ao invés de investir em educação, saúde, cultura e qualidade de vida têm investido em si próprios e em coisas que possam tornar a população cada vez mais incapacitada de reconhecer seus direitos e deveres. Precisamos ir a fundo e pescar jovens que estão perdidos em meio a criminalidade por falta de estrutura familiar, precisamos resgatar pessoas que tem sido levadas por vícios e hábitos corruptivos.
Infelizmente temos acompanhado constantemente nas mídias de imprensa do país mães desesperadas que abandonam seus filhos, muitas vezes por não terem estrutura emocional e nem econômica para assumir tamanha responsabilidade, acompanhamos também a grande indiferença do governo que camufla a grave situação de nossa população mal informada e facilmente manipulada através de campanhas publicitárias ou de uma simples bolsa família que ao invés de ensinar a pescar tem dado o peixe tornando o povo cada vez mais preguiçoso e o pior de tudo é que isso custa muito caro para os cofres públicos do país. Pois bem chega de falar do governo, vamos falar sobre a solução que só pode ser encontrada através da implantação do conhecimento levando as pessoas a entenderem o verdadeiro sentido de sua existência, levando cada um a compreensão das palavras amor e felicidade que têm sido muito mal interpretadas em nossos dias atuais. Devemos ensinar o cultivo de coisas boas para que assim possamos colher frutos de qualidade, devemos ensinar a todos a agarrar as oportunidades de aprender e de evoluir para o bem como seres humanos e não como animais que agem simplesmente por instinto, devemos ensinar a valorização das coisas mais simples da vida, pois são nelas que podemos encontrar a verdadeira felicidade.
Pescar é tirar um jovem das drogas e torná-lo um cidadão de bem, é incentivar os jovens que educação é primordial para uma vida bem sucedida ao invés de incentivarmos o sexo aberto aumentando assim os casos de mães solteiras, de filhos abandonados e de doenças sexualmente transmissíveis. È necessário pescar jovens que abandonam a escola e entram para a criminalidade aos 10 anos de idade educando primeiramente seus pais, sendo que uma boa qualidade de vida e uma boa educação começam dentro do lar de cada indivíduo, ou seja, pais incapacitados darão inicio a famílias desestruturadas.
Só poderemos construir um futuro melhor quando todos deixarmos de acreditar que felicidade esta nas coisas fáceis. Felicidade está nas coisas simples, mas isso não quer dizer que para obter o simples não devemos lutar muitas vezes sofrer e nos aperfeiçoar no conhecimento, o verdadeiro conhecimento que não se pode adquirir em nenhuma escola, conhecimento esse que só pode ser encontrado vivendo e lutando por seus ideais. Aprendendo a confiar em si mesmo formando suas próprias idéias ao invés de seguir lideres que só querem sugar nossas almas.
Pescar é arrancar de nosso intimo tudo aquilo que prejudica o nosso crescimento pessoal e alheio, é investir em conhecimento e reconhecer que somos falhos, mas não desistir de sermos melhores a cada dia.