Tornar feliz a humanidade - Maçonaria
01 - Pelo amor – Deus é amor, afirmações bíblicas em 1 João 4:8 e mais Voz sois Deuses em Salmo 82:6 e João 10:34, na nossa instituição a Maçonaria, a Reverencia Máxima é para o G A D U, Deus, a razão de tudo e da nossa existência. O nosso templo faz representar o Universo com toda sua exuberância e plenitude. Um lugar onde se procede as nossas reuniões ritualísticas em assembléias próprias. Lugar de reflexão, além da nossa ligação intrínseca com o Criador, da crença e certeza em que só o amor constrói e de estarmos imbuídos, conscientizando que somos parte deste Todo ao contemplar sermos filhos do G A D U, ou filhos de Deus, como atesta as frases acima citadas do simbolismo Maximo o Livro da Lei a Bíblia. E falando ainda de templo, não só dentro do Universo simbólico representado pelo mesmo, onde fazemos as nossas reflexões, mais considerar, fora do templo como se fora o próprio templo, respeitando-os, amando-os sob todos os aspectos e condições, considerando ainda também o nosso corpo como um verdadeiro templo Deus.
02 – Aperfeiçoamento dos costumes – Existem os 25 Landmarkes, imutáveis, suas principais leis, que nunca mudaram, e nunca devem mudar – Estar vigilantes na prevalência da moral – Estar acompanhando a evolução natural de todos os progressos, que de épocas em épocas, evoluem cientificamente para melhoria das qualidades da vida humana, adaptando as mudanças possíveis, sem prejuízo da sua essência, representada pelo Simbolismo.
03 - Pela tolerância – Peça chave para sua desenvoltura – Como na família, se não haver a tolerância, “a vaca vai pro brejo”, como diz o ditado antigo. Condição “sino qua non”, para qualquer existência, pois nós os humanos, não poderemos viver como animais. Ademais a tolerância nos proporciona vivermos mais saudavelmente, livres de rancores, ódios e raivas, muitas vezes infundadas. Em se tratando da nossa Ordem, coisa seriíssima, há de haver o completo respeito entre os pares. A falta deste item importantíssimo é que promove os famosos rachas.
04 – Pela igualdade – Entre a irmandade não pode haver descriminação por detenção de menos ou mais valores monetários ou de Benz materiais e também de raça. Não importa ser de cor, ser um simples funcionário assalariado ou magnata, em Loja somos todos iguais e nossos regulamentos assim o determina. Todos devem ter os mesmos direitos e deveres.
05 – Pelo respeito às autoridades – Vigilantes quanto a elas também e nosso dever – cobrar quando sentir que desvirtua das suas reais e humanitárias funções – Enaltecê-las, respeitá-las, defendendo-as sob todas as condições, no complemento Maximo de fazer a justiça.
06 – Respeito à crença ou religião de cada um - Também condição “sino qua non”, para ingresso em nossa Ordem é crer, principalmente em um principio Criador, Deus e ter uma religião. Ser um cidadão de Paz e concórdia.
Considerações:
Irmão Jose Pedroso
Junho/2011