A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e seu contexto social.
Construída na Selva Amazônica, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, apesar de sua finalidade social teve como saldo sua inutilização no período pretendido e a vida de trabalhadores de diversas partes do mundo.
A região era insalubre e de difícil acesso com isso muitos homens ficaram doentes e morreram, inviabilizando a construção, mas mesmo assim seus idealizadores viam nela uma fonte de prosperidade regional, com o escoamento do látex para outros países pelo Oceano Atlântico via rio Madeira. Quando a obra ficou pronta a região não era mais a principal produtora mundial do produto, a Malásia já havia se despontado como grande produtora, por meio de uma muda que saiu ilegalmente da região Amazônica para Inglaterra.
Restou apenas uma obra grandiosa com uma dívida impagável, a vida d e milhares de trabalhadores, entretanto, foi utilizada no segundo ciclo da borracha com o advento da II Guerra Mundial, por um curto espaço de tempo, enquanto a Malásia estava ocupada. Apesar de ter contribuído com o desenvolvimento da região nesse período seu custo social foi muito alto.