Uma esperança.

Sempre houve preconceito. Por séculos se pregou a idéia de que as mulheres levaram o pecado aos homens. Acreditava-se que éramos impuras pelo fato de Eva ter feito Adão comer do fruto proibido. Isso nos colocou em uma situação de inferioridade e submissão, pela qual vivemos por séculos. Filósofos, poetas, igreja... Tentaram nos calar e nos rebaixar. Entretanto sempre lutamos.

As operárias russas. Mortas. Por quererem melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial, se organizaram e lutaram. E por elas que atualmente se comemoramos o dia internacional das mulheres.

Violência, abuso, injustiça, desvalorização... Mulher. Maria; inspiração, Helena de Tróia; traição, Cleópatra; poder, madre Tereza de Calcutá; santidade, Lady Gaga; ousadia, Joana Darqui; guerreira, Lady Diana; submissão, Dilma Rousseff; esperança.

Tivemos e temos mulheres que fizeram e fazem historia. Como se esquecer da mãe do salvador? Ou de mulheres que lutam constantemente pelos filhos, que os educam e sofrem com eles? Se Deus tão misericordioso nos puniu, nos dando o dom de ser mãe. Agradecemos a ele por isso.

Com o passar dos anos, as mulheres ganharam cada vez mais espaço no universo masculino e romperam com a temível barreira do vestuário, onde deveriam guardar seus corpos apenas para os maridos, no entanto isso levou "objetificação" das mesmas. Esse problema de banalização do corpo das mulheres se acentua no carnaval, onde o mesmo é exposto de uma maneira muita acentuado, desvalorizando-as e enfraquecendo luta de décadas do movimento feminista.

Apesar de todos as dificuldades e algumas mulheres tentarem manchar a história das mesmas, conseguimos pouco a pouco o nosso lugar. Lugar esse que conquistamos com lutas e mais lutas.

Hoje ocupamos os mais distintos cargos. Vemos mulheres fazendo o que jamais se pensou que faríamos. No Brasil temos uma história de mudanças, nos dá mais esperança e força para continuarmos lutando...

Sou aluna do 3° ano do ensino médio de um colégio de Belém do Pará, um de meus professores de redação e o Ruy Navegas, onde fiz essa redação. Gostaria de pedir que vocês lesem meu texto e comentassem, com criticas construtivas, para que eu possa melhorar cada vez mais. Dês de já agradeço a todos, obrigada.

LuanAmorim
Enviado por LuanAmorim em 08/05/2011
Reeditado em 22/10/2011
Código do texto: T2957871
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.