COMPROMETIMENTO E COOPERAÇÃO.
Hoje acredito muito mais na palavra comprometimento.
Em qualquer coisa que se queira fazer na vida, há de se estar comprometido.
A etimologia da palavra comprometimento remete a “fazer promessa com”, “empenhar-se em”, “obrigar-se a”.
Esse compromisso pode estar definido em diversas acepções: compromisso com idéias, com ideais, com pessoas, com a empresa, com o trabalho, com o ócio, com o relacionamento e, principalmente, compromisso com a vida!
Eugênio Mussak, médico, escritor e conferencista de renome no Brasil, afirma que há cinco condições para que ocorra o comprometimento em qualquer tipo de relação. São elas: a admiração, o respeito, a confiança, a paixão e a intimidade. Eu, na minha humilde observação, acrescentaria mais algumas condições para que aconteça o comprometimento: a doação, a dedicação, a perseverança e a cooperação.
Para que obtenhamos sucesso naquilo a que nos propomos a realizar ou defender, é necessário que nos doemos e nos dediquemos ao máximo, e que cooperemos e recebamos cooperação dos outros.
Talvez, até sem muito esforço, consigamos realizar algo a que nos propusermos, mas com toda a certeza, o resultado será melhor e terá um sabor especial se nos dedicarmos de corpo e alma na busca daquilo que almejamos.
Estar comprometido com o resultado nos ajuda a manter a calma diante das adversidades e obstáculos que nos cercam, diz Patrícia Wolff, conferencista em desenvolvimento humano.
Também é certo que, algumas vezes, mesmo nos comprometendo cem por cento com aquilo que pretendemos fazer, não conseguimos. A coisa não dá certo! Mas é o risco que temos que correr. Não depende só de nós. É necessário que outras pessoas também estejam objetivando o mesmo que nós. É preciso que todos estejam na mesma sintonia, imbuídos num só propósito, e isso nem sempre é possível.
Então nos frustramos, nos decepcionamos e procuramos culpas e culpados. Mas não há culpas nem culpados. Há apenas desencontro de objetivos, de anseios.
Portanto, quando nos depararmos com essas dificuldades, com esses obstáculos, perseveremos, pois, é nas quedas e nos erros que aprendemos e nos fortalecemos para novas lutas, novos projetos, novas conquistas!
Porém, mesmo estando absolutamente comprometido, se você não acreditar naquilo que está fazendo, de nada valerá o esforço, porque o sustentáculo do seu projeto, é o quanto você acredita nele!