Rio de Janeiro versus São Paulo
Bom, em vista de que tenho apenas 17 anos, garanto-lhe que não sou nenhum ancião de barba alva, segurando um cajado, sentado em um banco de praça qualquer, mas me sinto sábio o bastante para afirmar que: durante a vida percorri lugares diferentes, já com seis anos tive a oportunidade de conhecer a Paraíba, passei por Teresina, mas Rio de Janeiro e São Paulo foram os que mais me chamaram a atenção, no Rio sempre ouvi criticas do tipo "As rodovias são intransitáveis!”, "Os skinsreads são uns monstros"... em São Paulo a crítica com relação ao Rio de Janeiro é forte e generalizada, afirmações do tipo: "Lá a bandidagem rola solta", "As praias são sujas"... e outras tanto pesadas quanto supérfluas. As alegações do carioca perante as criticas é que, "Não foram os paulistas que contruiram a "cidade grande", cá entre nós, nem mesmo os cariocas construíram a cidade maravilhosa.
Pergunte-me leitor: e sua visão para com essas desavenças caro escritor? Então, eu tenho o prazer de simplesmente não me caracterizar um paulista e muito menos carioca, sou Nordestino. Sim meu senhor(a) concordo com as criticas proposta pelos paulista, concordo também com as alegações cariocas, mas cá entre nós, aprendam Cariocas x Paulistas, que não adianta discutir entre vocês. Suas cidades são maravilhosas, os problemas sociais ocorridos dentro de cada uma, são apenas 2/26 dos problemas totais do Brasil, as atitudes de um, apenas um cidadão paulista ou carioca, não refletirá o que vocês são de fato e nem menosprezará maravilhosidade da qual suas cidades e seus habitantes possuem.
Paulistas: Considero vocês uma sociedade inteligente que desde o passado, souberam gerenciar de forma eficaz o capital que entrou e entra em seus cofres com relação o plantio de açúcar, mas lhes faltam inteligência para bloquear informações de um engravatado emissor sensacionalista que domina suas tardes e expõe fatos negativos do carioca no geral, inflando assim o ego de um, e menosprezando as belezas do outro, as negligências que vocês causam com seu patrimônio público, são consideravelmente atitudes reprovadas em qualquer parte do mundo, claro não são todos e vale ressaltar esse fato.
Cariocas: Faço das palavras recitadas a os paulistas, ditas a vocês também, e lhes lembro que: o engravatado sensacionalista dessa vez funciona como um parasita no momento de seu almoço indisponibilizando uma degustação adequada de seu famoso: bife, batata-frita, arroz e feijão. Uma sociedade não tão evoluída no quesito convívio, as divergências entre um carioca e outro carioca, é de envergonhar.
Por tanto, consumam livros, bebam novas palavras e faça-me o favor de anexá-las ao seu cérebro e parem de brigar entre si, não aqueçam a guerra fria civil entre Rio de Janeiro x São Paulo.
P.S.: Agora, chame-me de louco, ou me exalte, não sentirei diferença nenhuma entre esses sentimentos. O individuo que tiver poder aquisitivo suficiente para se auto-considerar "rico" e por ventura ler essas enfadigadas palavras não as considerem, por que vocês, isso vocês mesmo são um caso perdido, fazem uso dos privilégios que a nós foram concebidos e encobrem suas gravatinhas atrás da cara lavada que expõem nesse cubículo informativo que há em minha casa.