Ser "Humano"
Porque é tão difícil compreender o ser humano? Não há explicação para a maneira como as pessoas se comportam. É incompreensível a forma como agem. É óbvio que ninguém é igual e para descobrir o que passa na mente de cada pessoa teria de existir muitos anos de estudos e pesquisas para chegar a alguma conclusão, mas o que mais incomoda é a forma como as pessoas tratam uns aos outros, hoje você é visto e tratado de uma forma, amanhã você não passa de mais um. É como se não existisse mais valores, ética, moral... Não existem mais serem humanos integrais.
Há anos atrás tudo era passado de pai para filho, de geração para geração, a educação familiar era vista de forma diferente, a vida era vivenciada de forma diferente. Existiam pessoas sinceras, com conteúdo e o mais importante, pessoas educadas. Indivíduos que sabiam dar valor aos que faziam parte da sua vida, do seu dia a dia. Ainda existem pessoas assim, porém com uma escassez gigantesca. Um termo muito utilizado atualmente é a ética, tanto pessoal quanto profissional, no entanto não é colocada em prática, apenas dizem da boca pra fora por ser uma palavra bonita, sendo que a ação não é vista na sociedade. Dentro da ética, entra o respeito, a educação, a compreensão e vários outros adjetivos que não são difíceis de utilizá-los. O respeito pelo próximo está escasso, não há diálogo em casa, não são passados os valores necessários para que os mais jovens se comportem de forma agradável, respeitando o outro como ele quer ser respeitado. É exigido muito e feito pouco. A aparência é tudo, a sociedade criou um padrão de beleza e classe social no qual, quem não se enquadra, é tratado de forma diferente, como se não tivesse os mesmos valores, se não fosse tão importante quanto os que estão dentro desse padrão, esquecem que o conteúdo interior é o mais importante para quem está inserido no grupo social. Agindo com esses indivíduos de forma superficial e não sincera. Se você tem um carro, um corpo perfeito e usa roupas de marca, está sempre cheio de amigos ao seu redor e é tratado de forma completamente diferente do que não tem um carro, não tem um corpo tão perfeito e não é tão popular assim, esses são, digamos que, excluídos. Isso não é uma forma de desrespeito?
As pessoas deveriam aprender a ouvir e aceitar opiniões diferentes. Cada um é cada um, ninguém é igual, então conflitos sempre existirão, mas é necessário aceitar a maneira como o outro pensa e age sobre certas coisas. Se todos fossem iguais e agissem de tais maneiras a sociedade seria monótona, sem graça, cansativa. Por isso é necessário saber entender o próximo, assim como queremos que nos entendam e tratá-los como pessoas importantes para nossa vida, pessoas que com certeza, de uma forma ou de outra, irão modificar nossos dias, colocando uma pitadinha de algum tempero, ninguém passa despercebido, sempre deixam marcas, boas ou ruins e com toda certeza do mundo, marcas ruins ninguém quer deixar. Então vamos tentar rever nossos conceitos sobre como agir com quem faz parte do nosso convívio social.
Escrito por: Mariane Souza