QUEM FOI MEU PAI

O tempo passa rapidamente e esse se encarrega de estragar, corroer, destruir tudo que está à sua frente. Ah! Tempo! Esse que não perdoa e leva tudo consigo. Digo que outrora era feliz, mas não sei como explicar esse tempo vário que levou meu pai pra outra dimensão. Hoje também sou pai e compreendo o que é ser pai... É ser sábio e desvendar o mundo para o filho dos riscos que poderá enfrentar...

Assim foi meu pai... Uma pessoa paciente e que me indicavas o bom caminho e eu às vezes buscava atalhos! Mas pai é pai. É um espelho para o filho, um modelo, um ídolo, um amigo, porque me dava conselho e oferecias diálogo, que às vezes não respondia! Pra mim foi um grande homem, porque sempre cultivou exemplo de vida e que, às vezes eu não seguia!

Mas agora, sou pai! Que para meus filhos necessito ser sábio, paciente e amigo.

Sabe pai! Agora compreendo o quanto tu me ensinavas e eu aprendi.

O tempo que convivi contigo sempre lembro o teu jeito calmo, decidido e positivo. Era uma pessoa calada, mas sempre sincera. Tinha um olhar sereno, carinhoso, mas outras vezes severo. Meu pai, uma pessoa que amava muito o trabalho que executava, mas amava muito mais os filhos.

Lembro pai, teu sorriso de prazer das alegrias simples e tudo isso me ensinaram a distinguir o certo do errado. Hoje como pai, fico a pensar: que as crianças crescem a observar o olhar, o gesto dos pais. Se o pai passa uma boa imagem para o filho, esse também passa a amar. Sabe...! O pai sempre quer o bem para os filhos. E haja o que houver ele sempre estará a protegê-lo. Meu pai era assim e isso levo pro resto da minha vida, porque meus filhos são um seguimento de mim. Sabe pai! Já se passaram tantos anos de teu falecimento, mas não esqueço o teu jeito amigo, alegre, conselheiro e às vezes brincalhão. Sabe...! Hoje você mexeu comigo e por isso desabafo. Como é triste não se ter um porto seguro, um símbolo maior, O PAI! Para compartilhar a alegria, a tristeza, a felicidade. Mas hoje você mexeu em minha razão e no meu coração. Pai é uma missão, como: pai-mãe, mãe-pai, avô-pai, que Deus criou para propagar amor aos filhos.

Ser pai é partilhar a alegria, a tristeza e ademais os momentos de dor. Pai, só queria dizer que eu te amo muito, porque tu foste o melhor

Gilson Pontes
Enviado por Gilson Pontes em 14/04/2011
Código do texto: T2908017
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.