BULLYING

BULLYING

A atrocidade que ocorreu na escola Tasso Silveira no Rio de Janeiro, foi uma das violências mais trágica vivenciada na história do país, e isso leva a população a diversas interrogações que apenas o autor dos sessenta e seis disparos contra a vida de crianças naquela manhã de sete de abril poderia responder, se acaso o assassino não tivesse se suicidado .

O autor do crime, na verdade teve seu momento de vítima e logo mais tarde passou a ser o vilão da história segundo Evaristo Nunes que diz:

“ Eu estudei com o Wellington. Ele era muito zoado na escola. Embora voçês possam não acreditar, acho que ele tinha uma revolta muito grande. Eu lembro que os caras chutavam a mochila dele, faziam piadas, não davam sossego pra ele. Acho que tudo isso é revolta por tudo o que passou.

Hoje eu sei que ele sofreu muito com Bullying. Dava dó. Eu era chamado de quatro olhos, por usar óculos, mas ele, os caras apelavam.

Como não justifica? Que sentido teria ele se matar, sem levar ninguém junto com ele?

Foi uma forma dele chamar atenção, e se vingar. Bullyng é caso sério, gravíssimo, e a sociedade não combate! Dá no que dá.”( internet,Yahoo)

Para quem não sabe o Bullying é toda forma de agressão física ou verbal intencional e repetitiva que ocorrem sem motivos e é praticado por um ou mais indivíduos, causando dor e angustia, em quem sofre o bullying, o agressor comete o crime do bullying apenas por anarquia, ou objetivando intimidar ou agredir a pessoa que não se defende porque não quer ou porque não pode, mais que sofre e começa a se isolar da sociedade transformando –se em alguém introvertido, silencioso e introspectivo e as vezes não consegue esquecer.

O bullying é um problema dos primórdios da humanidade e mundial, no entanto a nomeclatura é nova e a preocupação com o problema também é recente, o bullying pode acontecer em qualquer contexto nos quais as pessoas interajam na família, na escola no trabalho etc.

Geralmente as pessoas negam o bullying mais percebe-se que ele existe quando se presencia os apelidos pejorativos para humilhar colegas, e ridicularizar o outro, mais geralmente todo mundo se silencia diante dessa situação as vezes até contribuem para agravar ainda mais a vida da vítima.

Quem sofre o bullying pode se tornar um ser com sentimentos negativos, baixa auto-estima e tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo se tornar alguém agressivo e em casos extremos tentar ou cometer suicídio.

Depois de tudo que leu sobre o bullying você acha que o Welliton tinha essas características? Voçê concorda que ele sofreu em silencio e adoeceu de tal maneira que tudo o que o manteve vivo foi o desejo da vingança?

Sem tentar desculpar o Welliton pelo crime, pois não há nada que possa minimizar sua ação revoltante, temos que admitir tudo isso poderia ser evitado, pois seu pedido de socorro mesmo silencioso dava para ser visto no seu comportamento, precisamos olhar para dentro de nós mesmos e para o outro e tentar compreender e ajudar.

Carmem Lacerda

Carmem Lacerda
Enviado por Carmem Lacerda em 10/04/2011
Reeditado em 13/05/2012
Código do texto: T2899617