A Herança do Neoliberalismo: O nosso povo não consegue exercer a sua cidadania plena.
Resposta ao texto:
"O país do amanhã sempre se perdeu entre a corrupção e as promessas." (Bruno)
(http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2850725)
Há aproximadamente 17 anos, a nossa elite intelectual, as representações políticas e o lobby dos grandes empresários - capitaneados pelo governo FHC, começaram a implementar no país um modelo sócio-político-econômico orientado pelas diretrizes do neoliberalismo, importado juntamente com a “globalização” dos especuladores financeiros internacionais. Esta foi uma tendência mundial e era conveniente para as elites brasileiras, pois elas administravam juntamente com o governo a aplicação dos investimentos estrangeiros, muitas vezes com interesses escusos e corrupções, sustentando um suposto “projeto de desenvolvimento nacional”.
Este suposto “projeto de desenvolvimento nacional” perdurou por quase uma década, e esse início do “Plano Real” marcou um período de constante dependência da economia brasileira, então submetida aos especuladores/capitalistas estrangeiros, que nos ditavam regras, metas e condições.
Assim, nos foram impostas malditas privatizações e a abertura do comércio brasileiro à concorrências estrangeiras desleais; foi estabelecido o consumismo como a mais nova religião – shoppings foram erguidos como igrejas, a democracia e a soberania nacionais passaram a ser regidas pelas leis do mercado.
Resumo da ópera: em nome da democracia fomos roubados e nossas riquezas foram vendidas para receptadores internacionais, a má distribuição da renda e falta de investimentos na área social, bem como na educação e na segurança, continuaram como sempre aconteceu.
Foi este o panorama que o ex-presidente lula encontrou no início da década passada, tendo sido eleito presidente por um povo cansado e vitimizado pelo neoliberalismo descarado e cruel, com o grande desafio de superar uma herança nefasta para governar um país de pequenos oásis de desenvolvimento econômico e imensos desertos de atraso e pobreza socioeconômicos e culturais.
Infelizmente, o governo lula perpetuou o neoliberalismo e apenas descentralizou uma parte considerável das riquezas nacionais, investido-as em ações do Estado meramente assistencialistas. Enfim, praticou o neoliberalismo, administrou paliativos sociais e alardeou esse placebo como se tivesse realizando uma verdadeira revolução social.
Eis um dos maiores êxitos/truques do governo lula: a utilização espúria das ferramentas de marketing para instituí-lo como um verdadeiro rei do povo. Um rei marqueteiro que promoveu a eleição de uma rainha esquálida, que já nasceu em xeque - Dilma Rousseff. Ela é um produto ainda desconhecido do consumidor brasileiro, não há demanda, oferta ou procura. O povo adora uma liquidação e uma boa propaganda, proponho uma grande promoção da Presidenta.
Diante desta realidade histórica retratada neste sucinto retrospecto dos últimos 17, o nosso povo não consegue exercer a sua cidadania plena, pois não tem acesso a uma renda digna, nem a uma escolaridade inclusiva, capaz de auxiliar o desenvolvimento dos indivíduos na construção da cidadania e na formação intelectual. O que temos é uma ênfase no ensino técnico-profissionalizante, para atendermos as demandas de mão-de-obra qualificada convenientes às diretrizes do neoliberalismo, pois "Sobram vagas, falta mão-de-obra qualificada."
Além disso, a insegurança jurídica se alastra perniciosamente, pois o poder judiciário é ineficiente, as nossas leis são antiquadas - e muito brandas com os criminosos. Já a violência urbana impera, principalmente nas regiões onde a ação social do governo nunca se fez presente, e quando o Estado se manifesta é através da repressão policial, orquestrada por políticas de segurança pública voltadas para garantir a segurança dos patrimônios público e privado. Os professores e os médicos não estão disponíveis, mas a polícia está - é o órgão mais acessível da máquina do Estado, pois é o remédio que “eles” oferecem para tudo. E não é por isso que a área da saúde esta um verdadeiro caos!
Contudo, o nosso povo está mais uma vez cansado, há um excesso de verdades inescrupulosas, de vídeos infames e de políticos impunes que nunca sabem de nada. Os nossos mandatários desonestos se equivocaram e passaram a se dedicar somente aos seus esquemas de corrupção e aos mensalões - fazendo farra com o dinheiro público, e se esqueceram de promover o CLIENTELISMO, o PATERNALISMO e o POPULISMO BARATO que infelizmente os levaram ao poder. Como conseqüência, os políticos que roubam mais fazem estão começando a cair no descrédito, graças a Deus!
Por outro lado, temos um povo jovem que vem despertando cada vez mais para a luta pela justiça socioeconômica e isto significa tão somente o início de uma grande mudança cultural, pois se antigamente não tínhamos acesso às informações, hoje temos o acesso quase que instantâneo, porém falta para a maioria da população o devido senso crítico para transformar essas informações em conhecimento e poder. Reafirmo, porém, que o tempo futuro do país do futuro começa agora!