Labirinto do mundo virtual
A Internet já faz parte da vida da maioria das pessoas. Crianças, jovens, adultos e idosos aprenderam os benefícios do meio e não abrem mão de tê-los em suas vidas. A praticidade e variedade de serviços são sem dúvida um tanto quanto chamativos. Porém, junto com todas essas qualidades, veio o perigo, que pode estar dentro de casa, no outro lado do monitor.
Pedófilos e o estímulo ao comportamento violento são as principais ameaças a quem se descuida e deixa-se levar pelas armadilhas do mundo virtual. A internet está tão real que os criminosos virtuais pagam à mesma pena dos não virtuais. Algumas das coisas que mais acontecem são casos de estelionato, roubo de identidade , além dos casos de pedofilia e outros tantos mais.
A rede oferece vários recursos e oportunidades para aprender, mas também contém uma grande quantidade de informações que pode não ser nem útil nem confiável. Como qualquer um pode publicar comentários ou informações na Internet, o que encontramos na rede passa a não ser tão verdadeiro como imaginamos. Não existe a confiabilidade que podemos ter em um livro. Na internet, é tudo mais artificial, claro que com exceções. Eu mesmo posso postar na em uma página na internet que a história do Brasil é uma farsa, isso é particularmente verdadeiro para crianças que tendem a acreditar que “se está na internet, deve ser verdade”, então não temos a certeza do que estamos lendo na telinha, é mais confiável pesquisar em livros. Tanto que não se diz “eu vou pesquisar na internet” e sim “eu vou fazer uma busca na internet”.
Os recursos impressos sempre tiveram seus meios de proteção para eliminar erros, mentiras e informações pouco precisas. Já a internet, dependendo do site ou página não existe esse meio de proteção.
Por isso, é preciso estar sempre atento sobre o que está lendo na internet. Nunca consultar indicações médicas online, pois você não sabe se é verdade ou não. Prestar atenção nas atividades que seu filho (a) está desenvolvendo mediante a rede, pois qualquer falha dos pais ou da criança pode causar traumas e até tragédias. Nunca acreditar em uma rede a não ser que esta seja realmente a autêntica. Redes sociais são os piores locais para seu filho brincar, jamais deixar a disposição nome completo, endereço, telefone. Isso pode te prejudicar de todas as maneiras. Cuidado com golpes de financiadoras, até mesmo as de viagem. Nunca acreditar fielmente em pessoas que você não conhece de verdade.
Enfim duvide de tudo na internet, seja crítico e procure sempre a segurança, nunca acredite demais no que está lendo no computador. Todo cuidado é pouco no mundo virtual.
Artigo escrito por: Mariane Souza