Ética e Civilização
Ética é mais que um paradigma a ser seguido, é o equilíbrio emocional, o estado de bem-estar que todos os seres humanos procuram desde a sua primeira respiração em contato com esse mundo desconhecido que tem muito a ensinar.
De tempos em tempos, ocorreram mudanças que alteraram a vida e o comportamento dos indivíduos. As pessoas sempre foram movidas pela esperança de conseguir a felicidade plena, todos colocam esse desejo em primeiro lugar (pergunte a uma pessoa que está prestes a se enforcar). Mas através da ética eles poderiam chegar bem próximo.
É dever da escola ensinar os princípios da ética, pois a educação está totalmente interligada à ela. As crianças e os jovens precisam aprender os valores morais, seus direitos e deveres, o modo como se convive socialmente.
Os professores são responsáveis por essa divulgação, que consiste em ensinar os princípios mais importantes que um ser humano deve aprender: o sentimento de solidariedade humana, a cooperação, a dignidade e o culto do amor à liberdade, a interação na comunidade, a posição antiviolência, etc. Mas essa educação de valores morais precisa ser introduzida aos poucos, oposta a forma doutrinária. É preciso que a escola crie situações para que o estudante possa refletir sobre esses valores, acontecendo nas próprias práticas e vivências da escola, com fins didáticos, pois esses ensinamentos talvez causem efeito um dia em suas vidas, ou influenciem suas ideologias ou atitudes.
Esse paradigma é bem coerente, um ser ético é conseqüência de uma boa educação, entretanto nem sempre isso acontece, pois a moral se sobrepõe a todos os outros conceitos. A conscientização, por exemplo, de que é proibido jogar lixo nas ruas não é levado a sério por uma grande parte da população, e digamos que um universitário acabou de jogar uma latinha no chão, vc se questiona: Onde está a educação? ERRADO! Seria: Onde está a moral?
Afinal, a moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, ou seja, a teoria ele sabe, mas na prática...
A moral é o caráter prático, portanto varia de pessoa para pessoa, seria os costumes, os hábitos, os comportamentos, as regras adotadas pela comunidade, como muitos filósofos dizem, o homem seria o produto do meio. Já a ética é a forma como o homem deve se comportar no seu meio social, ou seja, se um indivíduo conhece essas formas, ele até pode colocá-las em prática, mas vai depender da sua moral, do seu modo de vida, de suas opiniões e ações.
Seria ótimo se todos fizessem a sua parte, respeitando as restrições da liberdade, tivessem a consciência de que é bem melhor viver fraternamente, porém as pessoas com o passar do tempo foram se tornando cada vez mais individualistas, sem se preocupar com o próximo, mais arrogantes, e muitas vezes quem está no poder se aproveita, por isso é preciso uma boa e razoável convivência na comunidade política e social para que os gestos e ações de cidadania possam estabelecer um viver harmonioso, mais justo e menos sofredor.
Se não tivéssemos utopias, contentaríamos com o presente e não nos proporíamos mudanças melhores. É através da utopia que se busca a esperança de um mundo melhor, sem violência, miséria, desigualdade, e todos os males que rondam essa civilização. Desde os primórdios, as pessoas sempre foram movidas por esse sentimento utópico, talvez seja do próprio ser humano, pois quando a uma insatisfação, ele tende a projetar alternativas que melhoram o seu viver, daí surgem às revoluções, um exemplo: a francesa, que alterou profundamente a vida destes, que estavam cansados de tanta injustiça, e foram embalados por um sonho de conseguir uma sociedade igualitária, fraterna e livre.
Seria miséria se contentar com a sociedade atual, mas seria também surreal demais imaginar todos unidos, sem guerras. É bom sonhar, se soubermos sempre que é apenas um sonho. E é nesse espírito utópico inesgotável que nos move diante da realidade e na medida em que cresce, contagia, a humanidade vai ficando cada vez mais próxima desse feito.
"Imagine que não haja posses
Eu acredito que possa
Nenhuma necessidade por ganância ou fome
Uma irmandade de homem
Imagine todas as pessoas
Cumprimentando o mundo inteiro"
John Lennon