Os dias atuais

Rio, 06/ 03/11

E passaram tantos anos que não percebemos, talvez como a coisa mudou de figura. Se antes corriamos ás ruas em busca das Diretas Já!, da Democratização e do Liberalismo, agora nos damos conta que tudo aquilo não passou de uma utopia criada por estudiosos que funcionavam assim desde a Abolição da Escravatura ou quem saba do Achamento. Ontem, na sala de aula da tia teteca aprendi que o país havia sido descoberto por Pedro Alvarez Cabral. Porém, na universidade encontramos outra versão sobre essa triste desfecho da chegada dos portugueses ao Brasil.

E assim, vemos uma infinidade de erros que sempre foram se repetindo, a começar pela justiça cega feita para minuria e radical com a maioria. Lá em outrora, se juntava cada centavo numa caixa de biscoito, debaixo do colchão e muitas vezes, não se tinha noção disso e o dinheiro era encontrado em algumas etapas da vida quando o dono da casa estava morto e ia ser desfeito o colchão. Atualmente, vivemos numa marginalização tão intensa, que não podemos usar uma jóia na rua comprada com o dinheiro do nosso bolso porque os bandidos nos assaltam. Se temos o tom da pele escura, passamos pela discriminação da joalheria achar que estamos roubando.

Assim aconteceu o triste episíodio da moça que matou a menina por causa de dois mil reais. Se aquele homem não tivesse se envolvido com aquela mulher nada disso teria acontecido. Infelizmente, em parte ele teve culpa no acidente. E pior de tudo foi ter comunicado a ela a quantia que ele havia juntado. Que os homens usam e abusam das mulheres isso é fato. Mas que as mulheres vem deixando a desejar isso é mais fato ainda.

Ontem vimos que nomeio de uma gravação de novela das oito. O assassino confesso havia matado a atriz com dezesseis facadas e teve a cooperação de sua esposa. Hoje essa mulher mata uma criança porque queria o dinheiro para comprar a fantasia do carnaval. E certamente, porque ele não queriamais nada com ela.

A violência da antiga ditadura continua valendo sua voz de forma silênciosa. E o que mais me espanta nisso tudo é ser obrigada a me deparar com a televisão exibindo aquário humano, onde o comprtamento das pessoas de mal a pior vem sendo observado pelo país inteiro e parece agradar as pessoas verem aquela moça exibir de forma tão vergonhasa sua intimidade em troca de cinco minutos de fama. Se era ess o preço da Democratização e do Liberalismo qual pagamos. saiu caro amorte de tanta gente que lutou por um mundo melhor. Será que vamos ter um mundo melhor onde nem com a universidade se pode mais contar, posto que ontem saíamos do Científico e prestavamos uma vestibular após um ano de cursinho. Hoje o Enem facilita nossa vida e nos coloca contra a parede com tantas irregularidades. Que País é esse?

Dayanne

Dyanne
Enviado por Dyanne em 06/03/2011
Código do texto: T2832176