Sabedoria requer estudo? De onde ela vem?

Eu estava numa dessas redes sociais por aí participando de um debate e alguém mandou o comentário abaixo.

Observe que nesse pequeno texto há algumas vertentes sobre o tema.

“... o pastor entrou em contradição, disse que quem chama os evangélicos de ladrão são os pobres, mas quanto mais a pessoa estuda mais cética ela fica, então quem tem doutorado normalmente tem uma classe social acima da média, então sobrou os analfabetos, que normalmente são os mais fáceis de enganar. Resumindo são os pobres.”

“... quanto mais a pessoa estuda mais cética ela fica...”

Escolhi esta frase para fazer algumas observações.

Levando em consideração a argumentação apresentada poderíamos dizer que quanto mais o homem estuda mais longe de Deus ele permanece, o que não é verdade, porém.

É sempre bom lembrar que o mundo cresceu e evoluiu muito devido a grandes gênios da história e a pessoas que compreendem o sentimento espiritual como algo que vem da própria alma, e o sente, de fato, como o mais ínfimo sentimento do ser humano. Sabem distinguir a Ciência do Poder inenarrável e inexplicável do Criador.

Esses gênios, protagonistas e personalidades importantes da antiga história e do mundo contemporâneo, vêem com mais facilidade que a nós, o abismo enorme que há entre o conhecimento lúdico, mundano e intelectual a incomparável Supremacia da Palavra de Deus! Alguns desses gênios sequer tiveram qualquer tipo de estudo ou aprendizado educativo formal.

- Sabedoria e Inteligência vêm de dentro. Está em nós!

Segundo Gerald Brown, professor do Centro de Física Nuclear Teórica da Universidade de Stony Brook (E.U.A.), “sabedoria significa ter a noção da falibilidade de todos os nossos pontos de vista e opiniões, e contar mais com a incerteza e a instabilidade das coisas.”

Já o dicionário diz que sabedoria é “qualidade ou caráter de sábio. Acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução; ciência, erudição, saber.” (s.f.)

Se lhe perguntarem, por exemplo, em que região geográfica está localizada a baia de Hudson e sua resposta for “Canadá”, estará correta! Você tem o conhecimento devido ao estudo ou por alguém que lhe repassou esta informação, mas isto não significa que você tem sabedoria. Técnica e conhecimento são adquiridos através de estudos e é sinal de Inteligência.

Sabedoria, um adjetivo singular.

Cada ser leva consigo sua parte, a mesma por sinal comparado a nossos semelhantes. O Criador tratou de dividí-la em partes iguais entre os povos, de forma justa e livre ao mesmo tempo, porém, de maneira proporcional, ou seja, todos têm a mesma capacidade do “aprender”, do “saber”, do “sentir”, mas cabe a nós usar da forma que melhor pudermos ou que melhor soubermos. Daí a justificativa de sua proporcionalidade.

Cada Ser tem Sabedoria e Inteligência dentro de si, usa melhor quem entende mais e quer mais.

Sabedoria não requer estudo, não requer beleza, nem raças, nem povos e muito menos, classe social.

.