Ser ou Estar casado

Casamento sempre foi um tema discutido entre os membros da família. A mãe, preocupada com os filhos, sempre se refere ao futuro deles falando em casamento.

Quem nunca ouviu da mãe: Menino(a), trate de estudar, pois daqui a pouco você vai se casar e como vai sustentar sua família?

Falo de ambos, porque hoje a responsabilidade do sustento familiar não está mais somente com os homens.

Mas seria muito melhor se os pais, ao invés de incentivarem os filhos ao casamento, resolvessem conversar mais sobre o tema, falando da diferença de ser e do estar casado.

Isto obviamente, ficará mais difícil se esses pais não forem o exemplo de casamento ou o modelo idealizado pelos filhos.

Mas o que será isto?

Quando uma menina sonha com o casamento, ela pensa apenas nos pontos positivos, assim como os meninos. Na verdade, tudo muda após o matrimônio, pois como o pastor ou padre dizem: 'tornam-se um' dali por diante. Mas surpresas começam a aparecer logo no começo.

Os verbos ser e estar são de ligação, mas têm conotações bem diferentes, pois o ser é permanente, enquanto o estar é temporal.

Daí, quem é casado tem a felicidade de o ser para sempre, cumprindo assim o que os mestres religiosos proclamam na cerimônia: 'até que a morte os separe'. Pois,quem é casado AMA, respeita a individualidade do outro, aceita o outro como é, trabalha pelo crescimento do outro, incentiva, apoia, dialoga, sofre com a dor do outro, caminha junto, enfim, supera até a rotina que é tão difícil em qualquer setor da vida. Isto é ser casado, pois até as diferenças tornam-se imperceptíveis.

No entanto, quando se está casado, a coisa muda completamente, pois não há compromisso, amabilidade, respeito, absolutamente nada. Hoje estamos, amanhã não se sabe. Tudo é incerto.

A garotada hoje, costuma "ficar", isto é a mesma coisa de estar, pois é temporal. Não há comprometimento. O amor passa longe.

Aliás, o que existe mesmo é paixão e isto pode acabar a qualquer tempo. Uma pequena crise pode detonar uma guerra.

Por isso muitos adultos estão optando por ficarem sozinhos, o que é uma péssima escolha, pois a solidão não faz bem nem aos bichos, que dirá para o ser humano!!!

Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só."

Mas entre estar e ser casado(a) é melhor sê-lo.

Importa apenas em encontrar aquele(a) que será a sua companhia certa e eterna (enquanto a morte não os separe!).

Bethe Rocha
Enviado por Bethe Rocha em 10/02/2011
Código do texto: T2783932
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.