Aquilo que o berço dá, a tumba o leva!
Nestes tempos de modernice,é frequente confundir educação com instrução.Instrução aprende-se nas escolas, educação começa no lar.
Ora é precisamente á educação aquilo a que me refiro.
Pairam muitas dúvidas sobre a educação que é dada em certas franjas da sociedade em que vivemos, precisamente aquelas que mais
directamente dizem respeito ao futuro das nações ou da nação se quisermos ser mais precisos.
Logo começa porque os papás de hoge, por snobismo, ou muito prosaicamente por assim estar na moda, excluindo rarissímas excepções, entenderam por bem abdicar do direito de lhes chamarem pais. Entendem por bem que os excelentissímos rebentos os tratem da mesma maneira que tratam os colegas.Usam e abusam com a maior facilidade,dirigindo-se aos pais aos professores,enfim aos mais velhos.
"Tú vais, tú fazes"e por aí em deante.
A palavra senhor,com respeito, não com medo, foi banida do vocabulário desta juventude de agora= Ressalvam-se as rarissímas excepções, que as há felizmente.
Talvêz não seja culpa deles.
Será que os pais não souberam transmitir aos filhos, sabe-se lá porquê, os valores que receberam dos progenitores, e que ao longo do tempo foi transmitido de geração em geração?
Hoje poucos pais se preocupam com o que os filhos fazem por essas cidades fora e regressam,quando regressam, a casa, a altas horas da noite.Que lugares frequentam, que companhias têm.
É triste mas é verdade, e por muito que faça doer, por vezes é tarde demais.-
Por incrivel que pareça, nas sociedades mais humildes, mais carenciadas, é aí que se encontra o maior cuidado, a maior responsabilidade sobre os filhos.Sabem que a educação que levam do lar, é o maior esteio para a instrução que adquirem nos locais de esnsino, a esperança em melhor futuro."Voltamos ás excepções que as há.
Não é saudosismo do passado.Mas que mostrava outro sentido de respeito, isso é verdade. As sombras que pairam sobre futuro, o silêncio do presente,fazem sentir saudade do passado.
Nunca teve tanta actualidade aquilo que os nossos mais velhos diziam e perdeu todo o sentido.
AQUILO QUE O BERÇO DÁ,A TUMBA O LEVA!