Abuso sexual contra crianças e adolescentes
A violência sexual contra crianças e adolescentes passou a ser uma questão pública e enfrentada como problema de cunho social desde a última década.É muito comum vermos e ouvirmos o assunto em questão, pois é um problema bem visível na sociedade, e existe em nosso mundo.
A maior parte das tragédias ocorridas no mundo se fundamentam em condições que não favorecem as situações, como: negligência, violência física e psicológica, exploração e abuso sexual, uma frágil estrutura familiar, e etc. Uma pequena parte da população está por dentro do que realmente acontece, a maior parte das pessoas fecham os olhos, fingem que o problema não existe afim de manter o caráter de segredo familiar e privacidade . Entretanto, se esquecem que assim prejudicam a si mesmos e aos outros, mantendo quem poderia ajudar, afastado.
Minha cidade , por exemplo, tem como objetivo atuar a favor do combate a violência, por meio de ações conscientizadoras. Ela tenta estabelecer uma proteção integral a todo público infanto-juvenil, e para isso conta com o apoio do conselho tutelar(o responsável pelo relacionamento entre vítimas, agressores, familiares e órgãos superiores). As conseqüências de um abuso podem ser desde simples lesões até mudanças de comportamento.
O mundo em si, busca confeccionar e elaborar instrumentos para a identificação de casos de violência contra crianças e adolescentes, e respectivos procedimentos que possam ser adotados frente a essa realidade, pois dificilmente a vítima expressa verbalmente que sofreu uma algum tipo de violência.