A ação do Bope no complexo do Alemão
Ver a polícia triunfar sobre o crime no complexo do Alemão é um momento único, que deve nos levar a comemorar e refletir. Devemos comemorar porque vemos que o bem pode vencer o mal e que, se realmente houver vontade e determinação, o Brasil pode se tornar um lugar mais seguro para os cidadãos honestos, onde não teremos que andar temerosos pela rua como se fôssemos nós os criminosos e os bandidos fossem os donos da rua.
Mas também é bom refletir sobre esta situação pelo fato de que as autoridades deixaram o crime organizado ir longe demais e avançar no poder. O momento crítico que obrigou os policiais a agirem tão energicamente poderia ter sido evitado e tantas vidas não teriam sido perdidas nas guerras entre traficantes ou por causa das drogas.
Outro fator a considerar é que precisamos aprender a ver os policiais como aliados na luta contra o crime. Infelizmente, a maior parte da população tem medo deles, vendo-os como violentos e repressores, o que se deve, em grande parte, ao grande número de policiais envolvidos com a criminalidade ou agindo com extrema brutalidade ao prender alguém. Isso mostra que uma polícia violenta não ajuda na luta contra a bandidagem, pois amedronta os cidadãos. Precisamos de uma polícia inteligente, eficiente e que inspira confiança. No combate ao crime organizado, devemos sentir que podemos confiar nos policiais e trabalhar junto com eles.
Muito ainda precisa e pode ser feito para que possamos sentir que vivemos em um Brasil que garante a nossa segurança, mas os acontecimentos recentes no complexo do Alemão começam a nos dar alguma esperança de dias menos violentos e mais pacíficos.