HUMILDADE; VIRTUDE DOS HIPÓCRITAS
Muito já foi dito sobre a humildade, mas o que sabemos de fato sobre humildade? O que é a humildade?
Não é possível captar de fato o que é a humildade. Se é que essa bobagem existe. Mas é possível apontar características de alguém que quer ser “humilde”.
Pode-se apontar um homem que não se vangloria das coisas boas que faz como sendo humilde, é possível dizer de alguém que recusa elogios e se diz não merecedor das palavras bonitas que recebe como humilde, até mesmo, para os mais hipócritas, dizer mal de si mesmo, desfazer-se de suas qualidades, tudo isso são características dos mentirosos, digo, humildes.
Mais do que definir ou apontar o que é a humildade, esta “virtude” é muito bem vista na sociedade de forma geral, e, mais ainda, é um comportamento esperado por todos; é quase que uma obrigação ser humilde.
Espera-se de todos a tal humildade e não se aceita alguém arrogante. Uma pessoa que fale bem de si mesma, cheia de si, é mal vista, condenada, excluída...
Contudo, a humildade vai contra a própria natureza humana.
Não é possível negar que o que mais queremos, TODOS, são os elogios e o reconhecimento pelo que somos e pelo que fazemos.
Ou seja, os louvores devem vir de outrem, louvar a si mesmo não é socialmente admissível.
Uma mulher, por exemplo, não quer ser elogiada por estar bem vestida, por ser bonita, por ser boa profissional e competente? Um homem não quer ser reconhecido por seu profissionalismo, pelas coisas que cria, por sua inteligência e pelo seu talento?
Sabemos de casos em que casamentos se desfazem por falta de reconhecimento, estou falando alguma besteira?
E quando trabalhamos duro em nossos empregos não esperamos por elogios dos patrões? E até mesmo aqui, não é muito agradável receber comentários elogiosos?
Quero crer que os leitores concordaram com tudo o que escrevi até agora, mas há sempre uma banda que discorda, sim sempre há. Haverá aqueles que falarão da virtude da humildade com seus argumentos piegas, cristãos e antinaturais.
O humilde ou aquele que se finge de humilde, em verdade quer, E MUITO, os elogios dos outros e até enxerga bem as coisas boas e ruins que faz.
Mas, para manter as aparências sociais não diz a si mesmo sobre suas virtudes. Pelo menos não em público. Em seu íntimo vá lá, mas para a vida social isso pode não ser muito bom.
Por acaso vou pedir perdão por possuir os talentos e as virtudes que os outros não têm? Vou ser hipócrita a ponto de me referir a mim mesmo como um idiota? O que quer aquele que se humilha?
Claro, quer ser EXALTADO.
Aquele que se humilha, o humilde, quer é ser reconhecido. Nem que seja por essa qualidade mesquinha e ridícula, a humildade, mas ele quer um lugar no rol da fama. "Todo carregador de carga quer ter o seu admirador". (Nietzsche)
Não acredito que ninguém seja genuinamente humilde, mas que essa qualidade faça parte de um disfarce, de um arranjo sorrateiramente planejado e utilizado justamente para conseguir ser NOTADO por sua falsa humildade.
Ninguém se humilha pensando em ser sempre humilhado, mas justamente para ser exaltado porque se humilhou.
Ou seja, a humildade é uma lógica falsa de hipócritas.
Os supostos humildes são na verdade cobras que querem nos vencer por meio de dissimulação. Pois, nenhum ser humano quer para si a execração ou a injúria, mas pelo contrário, quer a exaltação, a honra e a glória. Isso é ser humano, o contrário só pode ser falso, mentiroso e dissimulado. O contrário é o humilde, a besta cristã.
A humildade é uma virtude de mentirosos e mais uma herança maldita de uma religião também maldita que é o cristianismo.
A humildade é o postulado dos vagabundos (Goethe)